Lição 9ª

Outras teorias de administração
Há uma variedade de teorias em Administração, o que alguns chamam de "selva de teorias administrativas". Aqui estão os mais comuns:
Escola de Administração de Matemática. 
A teoria geral da administração recebeu muitas contribuições de ciências exatas, especificamente da matemática. Os modelos matemáticos têm dado soluções a vários problemas e / ou situações empresariais, por exemplo: nas áreas de pessoal ou recursos humanos, produção, marketing, finanças, etc. As decisões administrativas podem ser feitas com base em equações matemáticas que constituem exercícios de situação real, Leis específicas. 
A teoria matemática aplicada a problemas de administração é conhecida como Investigações Operacionais. Este foco abrange uma tendência muito ampla que enfatiza no processo de tomada de decisão. Assim, é uma contribuição para o processo de decisão para o administrador. 
A investigação das operações emergiu durante a segunda guerra mundial, e depois de 1954 começou a ser usada gradualmente em empresas públicas americanas, e mais tarde, em empresas privadas. A Investigação de Operações inclui teoria dos jogos, teoria das caudas, programação linear, estatística e probabilidade e, hoje em dia, simulações por computador. . 
Os principais campos de ação da teoria matemática são: 
  • Relacionado com as pessoas: organização e gestão, ausências e relações de trabalho, economia.
  • Relacionados com pessoas e máquinas: eficiência e produtividade, controle de qualidade, inspeção e amostragem, mudanças tecnológicas, etc.
  • Relacionado ao movimento : transporte, armazenamento, distribuição, comunicação.
Foco de Contingência. 
A teoria das contingências tem como premissa fundamental que as ações administrativas apropriadas em uma empresa dependem de uma situação particular. Busca identificar variáveis ​​ou elementos pertencentes a cada situação ou tipo de organização. 
O termo contingência é bastante confuso nesta época e idade. Isto é devido a outras teorias administrativas com um spread mais amplo, por exemplo Planejamento Estratégico (em mais detalhes neste curso). Eles usam o termo contingência como um sinônimo de risco ou uma situação com um grau de perigo. Se buscarmos o significado em um dicionário, podemos encontrar a seguinte definição: "da contingência latina A possibilidade de que algo pode ou não acontecer Risco". 
A teoria da contingência é baseada nas seguintes afirmações: 
  • O que é falso ou verdadeiro só pode ser conhecido seguindo um modelo único e exclusivo.
  • A eficiência empresarial não pode ser alcançada seguindo um modelo único e exclusivo.
  • Não há maneiras únicas que seja melhor do que organizar para alcançar os objetivos e objetivos extremamente diversos.
  • A estrutura de uma empresa e suas ações dependem do seu apelo ao ambiente externo.
  • A identificação de variáveis ​​que provocam maior impacto e incidência na empresa, como o meio ambiente ea tecnologia.
Modelo de "7-S" por McKinsey. 
Este foco foi desenvolvido pela empresa de consultoria McKinsey & Company. Estes dias, tornou-se mais popular. A característica mais destacada deste modelo é o fato de ter sido amplamente testado em várias empresas e esse marco de referência tem sido usado por prestigiosas escolas de administração, como Harvard e Stanford. Em conseqüência, a teoria ea prática parecem vir lado a lado no estudo e na análise da administração. 
Os 7-S são os seguintes: 
1. HABILIDADES : a empresa deve determinar a sua verdadeira capacidade de fazer algo.
2. ESTRUTURA: as funções a serem desenvolvidas na empresa devem ser claramente definidas, bem como o fluxograma de comando.
3. SISTEMAS: refere-se aos processos e fluxos formais e informais dentro de uma empresa.
4. ESTILO: define como agir em caso de crise.
5. PESSOAL: é o recurso humano; Suas características, sua educação, etc.
6. VALORES COMPARTILHADOS : o que a empresa significa e compartilha com o povo.
7. ESTRATÉGIA : o plano para atribuir recursos ser capaz de tirar a vantagem competitiva.
Qualidade Total. 
A administração da Qualidade Total pode ser definida como o comportamento estratégico para melhorar a qualidade, combinando métodos estatísticos de controle de qualidade com o compromisso cultural de procurar instrumentos em melhorias que aumentam a qualidade e reduzem custos. Assim, melhora a vantagem competitiva e aumenta o desempenho. 
O proclamado guru da Qualidade Total, Dr. Edward Demming define-o como: "a satisfação dos requisitos e expectativas de nossos clientes, tanto internos como externos, no que se refere a serviços e produtos, pela primeira vez e por cada conseqüente". E acrescenta que "qualidade total é a condição humana que reconhece a presença de outro que requer um serviço e, é dado exatamente o que ele precisa". 
Edward Demming estabeleceu os seguintes pontos em seu programa de qualidade total:

1. Criando uma constante com a finalidade de melhorar.
2. Adopção da nova filosofia.
3. Não depender de inspeção maciça.
4. Acabar com a prática de conceder contratos de compra baseados exclusivamente no preço.
5. Melhorar o sistema de produção e serviços de forma contínua e permanente.
6. Instaurar a formação no trabalho.
7. Instituir liderança.
8. Expulsão do medo
9. Eliminar as barreiras que podem existir entre a linha e áreas de pessoal.
10. Eliminar slogans, exortações e metas numéricas para o pessoal.
11. Eliminação de taxas numéricas.
12. Abaixar os limites que medem o orgulho de um trabalho bem feito.
13. Instituir um vigoroso programa de educação e re-formação.
14. Tomar medidas para alcançar a transformação.
Entre as finalidades que a Qualidade Total persegue, temos: incentivar o trabalho em equipe, a participação ativa dos colaboradores, o planejamento constante, a produção efetiva, a satisfação e melhoria das expectativas do cliente, a melhoria do ambiente de trabalho ea melhoria da comunicação.
As etapas para implementar a Qualidade Total são:

A) Conhecimento das mudanças a serem feitas. 
B) Aplicar o conhecimento. 
C) Mudanças no comportamento pessoal 
D) Alterações no comportamento do grupo 
E) Fazer as coisas bem desde o início. 
Para alcançar a Qualidade Total, existem quatro etapas básicas:

Fase 1: produção de bens e / ou serviços que são entregues à medida que são gerados.
Fase 2: entrega de produtos e prestação de serviços sem defeito, repetindo aqueles que não atendem às expectativas. O estabelecimento de manuais e controles internos.
Fase 3: produção de bens e / ou serviços com "zero defeitos" controlando processos de fabricação. Supervisão rigorosa.
Etapa 4: produção de bens e / ou serviços com "zero defeitos" incorporando as necessidades do cliente na concepção e fabricação desses mesmos produtos ou serviços. Qualidade Total.