Lição 12ª

Previsão
O que é Foresight? 
"A análise de informações relevantes no passado e presente, para levar em consideração prováveis ​​desenvolvimentos futuros, de tal forma que cursos de ação (planos) possam ser determinados, fazendo assim a organização capaz de alcançar seus objetivos" (Sisck e Sverdlik). 
"É o elemento de administração em que, com base nas condições futuras reveladas através das investigações técnicas que uma empresa enfrentará, os principais cursos de ação são determinados permitindo a realização de objetivos de uma empresa" (Agustín Reyes Ponce). 
"É para calcular o que está para vir e preparar para ele, é articular os programas de ação". (Henri Fayol). 
Como pode ser deduzido, a palavra previsão vem de prever ou prever, que significa "ver as coisas antes que elas aconteçam", ou "tentar ver o que acontecerá antes que ele faça". Como resultado, compreenderemos antecipar como aquele estágio do processo administrativo onde diagnosticamos através de dados passados ​​e presentes considerados relevantes. Conseqüentemente, seremos capazes de construir contextos sociais, políticos, econômicos, tecnológicos ou outros em que a empresa estará envolvida em curto e longo prazo. 
Cada administrador deve ser um visionário, mas ao mesmo tempo, previsível, pois nestes dias a única constante é "mudança", e devemos estar preparados para enfrentá-lo. O mundo pode mudar em um momento ou outro, como aconteceu em 11 de setembro com as Torres Gêmeas em Nova York. 
Princípios da Prospectiva. 
· Princípio da consistência da gestão: devemos ser estáveis ​​e coerentes quando tomamos uma decisão e nos mantemos firmes até completarmos o que nos propusemos fazer. Se surgirem inconvenientes, devemos encontrar soluções alternativas para esses problemas e seguir sempre o caminho que seguimos. 
· Princípio de Prioridade: sendo a primeira etapa do processo administrativo, a prospectiva tem incidência direta e indireta nos demais estágios (planejamento, organização, integração, gestão e controle). 
· Princípio da transição: está relacionado com o Princípio anterior, já que a previsão está imersa em todas as etapas do processo administrativo, e transita por todas elas. 
· Princípio de execução: tudo o que nos propusemos fazer deve ser executado no tempo programado, tentando evitar atrasos e qualquer situação que contenha as operações da empresa.