Lição 1ª
Tópicos Gerais para Administração
A definição etimológica É a forma mais usual de definição nominal. Além disso, é a explicação da origem da palavra que estudamos. É classificado por meio dos elementos fonéticos que a formam.
Assim, somos capazes de encontrar o verdadeiro significado da palavra e do conceito nele expressos.
A palavra administração é formada a partir do prefixo ad, para, e de ministration. Esta última palavra também vem de ministro, uma palavra composta de menos, que é uma inferioridade comparativa, eo sufixo ter, que funciona como um termo para comparação também.
A etimologia do ministro é inteiramente o oposto do magister; De magis, uma comparação de superioridade, e de ter.
Como resultado, magister indica uma função de autoridade. Exprime precisamente o contrário; Subordinação ou aquele que desempenha uma função sob o comando de outro (s). É aquele que presta um serviço a outro (s).
Etimologia nos dá a idéia de que a administração se refere a uma função que é desenvolvida sob o comando de outro, para um serviço prestado.
No entanto, a administração pode ser definida de várias maneiras diferentes; O mesmo que muitas outras áreas do conhecimento humano. É possível defini-lo para uma compreensão fácil e incluindo seus aspectos mais importantes através da análise e síntese por especialistas no assunto:
Brook Adams . A capacidade de coordenação habilmente várias energias sociais, freqüentemente conflituosas, em um único organismo para que eles possam operar como um só.
Koontz & O'Donnell . A gestão de um organismo social ea sua eficácia na consecução dos seus objectivos, com base na capacidade de gestão dos seus membros.
George Terry. A administração consiste em alcançar um objetivo específico por meio de um esforço externo.
Henry Fayol . A administração é prevenir, organizar, gerenciar, coordenar e controlar.
Wilburg Jiménez Castro. Em "A chave para o sucesso", baseada nos conceitos anteriores e utilizando a sua base comum, propõe-se a seguinte definição:
"O processo de prevenção, planejamento, organização, integração, gestão e controle do trabalho dos elementos da organização e utilização dos recursos disponíveis para atingir os objetivos previamente estabelecidos".
¿Qual a importância da administração?
Os mesmos propósitos e conceitos analisados para a estruturação de uma definição de administração nos dão os fundamentos para determinar sua importância.
As condições que regem esta época de crise, bem como a necessidade de trabalho em equipe, requerem uma aplicação eficiente dessa disciplina, que se refletirá na produtividade e eficiência da instituição ou empreendimento que a requerer.
As condições que regem esta época de crise, bem como a necessidade de trabalho em equipe, requerem uma aplicação eficiente dessa disciplina, que se refletirá na produtividade e eficiência da instituição ou empreendimento que a requerer.
Para demonstrar o acima mencionado, podemos tomar os seguintes fatos como uma fundação:
- A administração pode estar presente onde quer que exista um organismo social, e dependendo da sua complexidade, será mais necessário.
- Um organismo social depende do sucesso de uma boa administração, pois só através dela você pode conseguir um bom uso dos diferentes recursos; Humano, físico, material, etc., com que esse organismo conta.
- É nas grandes empresas onde a administração se manifesta verdadeiramente. Devido ao seu tamanho e complexidade, a administração científica ou técnica é essencial. Sem ele, eles não seriam capazes de funcionar.
- Para as pequenas e médias empresas, a administração também é importante. Quando otimizado, é alcançado um maior nível de competitividade, uma vez que seus elementos são melhor coordenados: maquinaria, mão-de-obra, força de trabalho, mercado, etc.
- Um aumento da produtividade, no campo socioeconômico, é sempre uma questão preocupante. No entanto, com a administração adequada, o cenário muda, afetando não só a empresa, mas toda a sociedade também.
- Para cada país, melhorar a qualidade da administração é um requisito importante. Você precisa coordenar todos os elementos envolvidos para poder criar as bases essenciais para o desenvolvimento, tais como: aquisição de capital, avaliação de trabalhadores e funcionários, etc.
Quais são as características da administração?
Foi indicado que a administração nos dá os princípios básicos, que através de suas aplicações, sendo bem sucedido torna-se viável quando se gerencia indivíduos organizados em um grupo formal que têm objetivos comuns.
É necessário agora adicionar as características de administração a tais conceitos. Esses são:
É necessário agora adicionar as características de administração a tais conceitos. Esses são:
- Sua característica universal. O fenômeno administrativo é encontrado onde quer que haja um organismo social, uma vez que sempre há necessidade de uma coordenação sistemática dos meios. Assim, a administração está presente no Estado, no exército, numa empresa, nos institutos educacionais, numa comunidade religiosa, etc. .
- Sua característica específica. Apesar da administração estar sempre ligada a fenômenos de diferentes fontes, o elemento administrativo é específico e diferente dos demais fenômenos que a acompanham. Você pode muito bem ser um excelente engenheiro, mas um administrador ruim.
- Sua unidade temporária. Mesmo que fases, fases e elementos do fenômeno administrativo sejam diferentes, é único e, como resultado, a totalidade ou a maioria dos elementos administrativos estão latentes em cada momento da operação de uma organização, em grande ou pequena proporção. Assim, ao planejar, você não pára de liderar, controlar, organizar, etc. Além disso, pode-se afirmar que é um processo dinâmico e interativo.
- Sua unidade hierárquica. Todos os traços de gerente posessess em um organismo social. Eles participam em diferentes graus e modalidades em tal administração. Consecuentemente, isto forma um único órgão administrativo dentro da organização, desde o Presidente até o último supervisor.