Lição 5ª

Globalização e Administração
O termo "Globalização" é traduzido pela ONU em inglês tentando interpretá-lo como uma grande cobertura de práticas ou abertura do mercado internacional. 
Joaquín Arriola define Globalização como "a criação de um mercado mundial em que o capital financeiro, comercial e produtivo circula livremente". 
Em escala mundial, a globalização significa a interdependência entre os países, uma vez que se reflete no crescente fluxo internacional de bens, serviços, capital e conhecimento. 
Michael Czinkata indica que "a globalização é um processo inevitável, o mundo começou a ser mais homogêneo e as distinções entre os mercados nacionais são insignificantes e, para sobreviver, devemos entender a importância de abrir nosso mercado para nossas empresas e concorrentes" . 
Dentro deste conceito de "aldeia global" surgem enormes empresas para conquistar o mercado, entre elas temos: corporações multinacionais, que mantêm importantes operações em mais de um país simultaneamente, mas são geridas a partir de sua sede em seu país de origem ; Corporações transnacionais, que mantêm operações importantes em mais de um país simultaneamente e descentralizam a tomada de decisões em cada operação para o país local. 
Hoje em dia, há grandes oportunidades para as organizações se infiltrarem em novos mercados, para chegar a mais e mais potenciais compradores para seus produtos e aumentar os horizontes das empresas. É verdade que a Globalização apresenta como contrapartida uma forte concorrência, mas para as empresas que estão preparadas e prontas, isso não representa grande ameaça.