Lição 18ª
Organogramas
Uma das ferramentas mais importantes para definir a estrutura orgânica de uma empresa é o "Organization Chart", mas, infelizmente, a preocupação com uma técnica para construir uma pode causar a perda dos fins básicos de seu projeto.
Organogramas:
1) Estabelecer a compreensão dos problemas de comunicação;
2) Dirigir os novos trabalhadores para as relações estruturais e complexidades;
3) Fornecer uma imagem gráfica da organização a terceiros;
Organigramas, em suas formas mais simples, só mostram as unidades funcionais e relevâncias. Em um estado mais complexo, o cargo ou gerente de escritório pode ser adicionado, as principais responsabilidades, os comitês e até mesmo relacionamentos de comunicação. No entanto, eles são tão vastos e complexos que esses organogramas só podem ser vistos em pontos-chave ou segmentos da organização.
O que é um organograma?
O que é um organograma?
Um organograma é a apresentação gráfica da estrutura orgânica de uma empresa ou de uma de suas áreas ou unidades administrativas, na qual são mostradas as relações entre os órgãos que a formam.
Qual é o objetivo de um Organograma?
Eles são o instrumento ideal para declarar e transmitir de forma gráfica e objetiva a composição de uma organização.
Qual é a utilidade de um Organograma?
O Eles fornecem uma imagem formal da organização.
O Eles são uma fonte de consulta oficial.
O Facilitam o conhecimento de uma empresa, bem como suas relações de hierarquia.
O Constituem um elemento técnico valioso para analisar a organização.
Quais são os critérios para formar um organograma?
1) Precisão: as unidades administrativas e suas relações e inter-relações devem ser estabelecidas com precisão.
2) Simplicidade: devem ser tão simples quanto possível para representar a (s) estrutura (s) de forma clara e compreensível.
3) Uniformidade: na sua concepção , é conveniente tornar homogénea a nomenclatura, as linhas de figuras ea composição para facilitar a sua interpretação.
4) Apresentação: o seu acesso depende em grande medida do seu formato e estrutura, pelo que devem ser preparados complementando critérios técnicos, bem como critérios de serviço, em função do seu objectivo.
5) Período: Para manter sua validade, devem ser atualizados. É aconselhável escrever o nome da unidade responsável para a sua preparação no lado inferior direito, bem como a data de aprovação.
Apresentação básica de um organograma - fluxograma.
Observa-se a partir deste organograma que o nível de hierarquia superior é formado pela Direção Geral, e tem quatro subordinados: Produção, Marketing, Finanças e Pessoal.