Lição 6ª

Administração Científica (Taylor).
A idade da evolução do Pensamento Administrativo foi nomeada como a fase científica. Isto se deve principalmente ao fato de que, no final do século XIX e começo do século XX, vários autores se interessaram em investigar, do ponto de vista científico, os problemas que as empresas industriais enfrentavam, principalmente nas grandes empresas industriais. Entre alguns desses pensadores temos Charles Babbage (1792-1872), H. Robinson Towne (1844-1924) e Joseph Wharthon (século XIX). 
Frederick Winslow Taylor (1856-1915), Engenheiro Industrial, nasceu em Filadélfia, Estados Unidos da América, e foi proclamado como o "Pai da Administração Científica", tendo investigado operações industriais de forma sistemática, principalmente na produção sob a método científico.
O estudo destas operações foi realizado através da observação dos métodos utilizados pelos trabalhadores. A partir de suas observações, emergiram hipóteses para desenvolver melhores procedimentos e formas de trabalhar. Experimentou suas hipóteses com a ajuda de trabalhadores no seu tempo livre;Os métodos que ele provou melhorou a produção. Eles foram colocados em prática em todos os dias de trabalho, com formação prévia dos operadores.
Frederick Taylor concluiu que tudo isso era aplicável a qualquer organização humana. Entre suas conclusões encontramos:
  • Não havia um sistema de trabalho eficaz.
  • Não havia incentivos econômicos para os trabalhadores se eles melhorassem seu trabalho.
  • As decisões foram tomadas de forma empírica ou militar sobre um conhecimento mais científico.
  • Os trabalhadores foram incorporados ao seu trabalho sem levar em consideração suas habilidades ou habilidades. 
Frederick Taylor desenvolveu métodos para organizar o trabalho, considerando material, equipamento e as habilidades de cada indivíduo. Estes foram chamados tempos e movimentos, agora conhecidos como operações de sistema ou processo. 
Ele publicou em 1911 um livro intitulado "Os Princípios da Administração Científica", e seu corpo é baseado nestes quatro princípios: 
1. Substituir as regras práticas dos preceitos científicos.
2. Obter harmonia em vez de discórdia.
3. Cooperação no lugar do individualismo.
4. Seleção científica, educação e desenvolvimento dos trabalhadores. 
A influência de Taylor no pensamento administrativo foi e continua a ser de grande importância. Hoje em dia, ele está presente em todo o mundo, mas seus objetivos foram modificados e humanizados.