Lição 24 ª
Liderança
O que é liderança?
A palavra liderança vem do verbo inglês "to lead", que significa guiar.
Para Harold Koontz, é a arte ou processo de influenciar as pessoas para que façam um esforço voluntário e entusiástico no cumprimento de metas coletivas.
Para Agustín Reyes Ponce, um líder é aquele que, possuindo certas qualidades pessoais, aproveita essa vantagem para exercer uma influência excepcional sobre seus seguidores e inspirá-los a ser conduzidos por ele constantemente.
Para Harold Koontz, é a arte ou processo de influenciar as pessoas para que façam um esforço voluntário e entusiástico no cumprimento de metas coletivas.
Para Agustín Reyes Ponce, um líder é aquele que, possuindo certas qualidades pessoais, aproveita essa vantagem para exercer uma influência excepcional sobre seus seguidores e inspirá-los a ser conduzidos por ele constantemente.
Qual é a importância da liderança?
Um líder ajuda a direcionar e projetar a visão de uma empresa. Além disso, promove os valores e as atitudes necessárias de uma cultura organizacional.
Um líder ajuda a direcionar e projetar a visão de uma empresa. Além disso, promove os valores e as atitudes necessárias de uma cultura organizacional.
Funções ou partes de um líder.
Em uma empresa, os papéis dos líderes diferem drasticamente do papel tradicional do tomador de decisões. Os líderes são:
Em uma empresa, os papéis dos líderes diferem drasticamente do papel tradicional do tomador de decisões. Os líderes são:
· Designers: tem que desenhar idéias para uma matriz, propósitos, visões e valores básicos, etc.
· Professores: isto se refere a ajudar cada membro da empresa, inclusive ele próprio, a alcançar visões mais consistentes com a realidade. Os líderes são considerados formadores, guias ou facilitadores, e nunca um perito autoritário.
· Servos: um líder como um servo começa com o sentimento natural que se quer servir, e que a decisão consciente leva a querer dirigir sem desejos de poder ou a aquisição de bens materiais.
Poder e Liderança.
O poder tem sido definido como "a capacidade de afetar e influenciar a conduta dos membros de um grupo social". Os tipos de poder que favorecem a liderança são:
· Poder legítimo: posição hierárquica e autoridade dada pela organização social formal aos membros para tomar decisões e orientar comportamentos. Por exemplo, a posição de um chefe.
· Poder recompensa: representa a capacidade que um administrador tem para recompensar e motivar a conduta individual.
· Poder coercitivo: a capacidade de punir e repreender a conduta ou o comportamento dissidente dos membros de um grupo à vontade do líder.
· Poder especializado: dominar técnicas e a posse de certificação de graus, bem como o conhecimento especial e experiência que permitem a uma pessoa influenciar a conduta de outros, como um grande desportista, um médico, um advogado, etc.
· Poder de informação: o tratamento de informações restritas e seletivas que permitem ao portador direcionar uma determinada situação para um objetivo.
Poder de referência: posição psico-social que dá a um indivíduo a possibilidade de influenciar os outros. Por exemplo, o Papa, o Presidente da República, um Primeiro-Ministro, etc.
· Poder recompensa: representa a capacidade que um administrador tem para recompensar e motivar a conduta individual.
· Poder coercitivo: a capacidade de punir e repreender a conduta ou o comportamento dissidente dos membros de um grupo à vontade do líder.
· Poder especializado: dominar técnicas e a posse de certificação de graus, bem como o conhecimento especial e experiência que permitem a uma pessoa influenciar a conduta de outros, como um grande desportista, um médico, um advogado, etc.
· Poder de informação: o tratamento de informações restritas e seletivas que permitem ao portador direcionar uma determinada situação para um objetivo.
Poder de referência: posição psico-social que dá a um indivíduo a possibilidade de influenciar os outros. Por exemplo, o Papa, o Presidente da República, um Primeiro-Ministro, etc.
Estilos de liderança.
Kurt Lewin classificou os estilos de liderança em autoritários, democráticos ou participativos, e liberais.
O estilo autoritário é um estilo dominante, impõe suas decisões, ou seja, a ditadura.
O democrático ou participativo, envolvendo, toma decisões consortando com subordinados.
O estilo liberal é a liberdade, responsabilidade individual e coletiva, e permite que uma pessoa tome suas próprias decisões, que de acordo com seus critérios seria o mais exato para o objetivo comum. Este estilo foi mal interpretado como anárquico, totalmente permissivo.
Para os efeitos da direção da empresa, os dois primeiros estilos são aplicados com mais regularidade, mas o estilo democrático ou participativo é recomendado em uma medida mais alta, já que envolvemos os indivíduos na tomada de decisões para a empresa.