Lição 7ª

Teoria Clássica da Organização (Fayol)
Henri Fayol (1841-1925) , de origem francesa, é para alguns, o mais ilustre autor da Teoria Administrativa. Ele ressaltou que a teoria administrativa pode ser aplicada a toda organização humana (universalmente). Ele é considerado o pai do processo administrativo e criador - promotor da divisão das áreas funcionais para as empresas. 
Os primeiros trabalhos de Henri Fayol, representam a escola teórica do "Processo Administrativo". Em 1916, publicou o livro Administracion Industrielle et Genérate (Administração Geral e Industrial). O livro manteve suas opiniões sobre a administração apropriada das empresas e as pessoas dentro dela.
Fayol identificou cinco regras ou deveres de Administração:
  • Planejamento: elaboração de um plano de ação para o futuro.
  • Organização : fornecimento e mobilização de recursos para pôr em marcha o plano.
  • Gestão : gestão, selecção e avaliação de colaboradores com o objectivo de conseguir o melhor trabalho para conseguir o que foi planeado.
  • Coordenação : integração de esforços e determinação de que a informação é compartilhada e os problemas resolvidos.
  • Controle : garantindo que as coisas aconteçam de acordo com o plano ea execução das ações corretivas necessárias para os desvios encontrados. 
Mais importante ainda, Fayol acreditava que a administração poderia ser ensinada. Ele estava muito interessado em melhorar a qualidade da administração e propôs vários princípios para orientar o que estava a ser feito na administração, que são mostrados a seguir:

1. Divisão de trabalho. 
2. Autoridade e responsabilidade. 
3. Disciplina. 
4. Unidade de liderança. 
5. Unidade de gestão. 
6. Interesse geral do indivíduo. 
7. Basta pagar ao pessoal. 
8. Delegação versus centralização. 
9. Hierarquy. 
10. Ordem. 
11. Equidade. 
12. Estabilidade do pessoal. 
13. Iniciativa. 
14. Espírito de equipa. 
Fayol afirmou que estes princípios administrativos não são de forma alguma rígidos, uma vez que, em situações diferentes, é necessário o uso de critérios e medidas pessoais. O que é importante é que elas constituem diretrizes universais; Eles podem ser aplicados em qualquer organização humana.