Lição 11ª

O Processo Administrativo
Se observarmos como a vida se desenvolve em cada organismo social - e principalmente naqueles que, como empreendimento, o homem forma livremente - podemos distinguir dois estágios ou fases principais. A comparação do que acontece na vida dos organismos físicos explicará melhor essas duas fases. 
Primeira etapa. Refere-se à estruturação ou construção do organismo. Nele, a partir de uma célula, os tecidos e órgãos tornam-se definidos e diferentes até que o ser se torne inteiro em todas as suas funções, capaz agora de desenvolver atividades ou funções normais, que são próprias ou específicas. 
Segundo estágio. Quando o organismo está completamente estruturado, desenvolve plenamente suas funções; Operações ou atividades que lhe são inerentes, em toda a sua complexidade variada mas coordenada, que tendem a compor a própria vida desse organismo.
Isso acontece da mesma forma em um organismo social: em seu primeiro estágio, partindo da iniciativa de uma ou poucas pessoas, tudo se dirige à estruturação desse organismo social. Quando está devidamente estruturado, há uma segunda fase. Isso consiste no funcionamento normal ou função desse organismo social, para alcançar os objetivos propostos. 
Para melhor compreensão deste tema, apresentamos alguns critérios de vários autores sobre as diferentes etapas do processo administrativo: 
Henry Fayol. Etapas: Previsão, organização, comando, coordenação e controle.
Koontz & O'Donnell. Etapas: Planejamento, organização, integração, gestão e controle.
GR Terry. Etapas: Planejamento, organização, execução e controle.
Agustín Reyes Ponce. Etapas: Previsão, planejamento, organização, integração, gestão e controle.
Burt K. Scanlan. Estágios. Planejamento, organização, gestão e controle.
De acordo com as propostas anteriores sobre o processo administrativo, podemos concluir que; Há seis etapas básicas a serem estudadas e para formar suas duas fases principais.
A fase estática é composta por previsão, planejamento e organização. Aqui respondemos as perguntas: "O que vamos fazer?", E, "Como vamos fazê-lo?" respectivamente.
A outra fase é a fase dinâmica. Sua introdução dentro da organização nos permite ver claramente o que está sendo feito e, assim, dar-nos a chance de avaliar tais ações. Aqui, encontramos as fases de integração, gestão e controle.

Outra razão para eles serem chamados de fases dinâmica e estática é devido à relação que tem com as pessoas. Geralmente, a fase estática tem pouca ou nenhuma relação com as pessoas. Por outro lado, há uma grande interação com outros seres humanos na fase dinâmica.