Lição 26ª
Tomando uma decisão
Todos nós temos que tomar decisões constantemente. Estes vão da decisão elemental que uma criança faz quando retira sua mão de uma banheira cheia de água quente para decisões extremamente importantes tomadas ao negociar acordos entre empresas.
Administração é o exercício ea arte de tomar decisões nas organizações. Como conseqüência, tomar decisões é o ato mais importante na prática de gestão.
Uma decisão é uma resolução ou determinação final.
A tomada de decisão também foi definida como a seleção de um curso de ação entre duas ou mais alternativas.
A tomada de decisão também foi definida como a seleção de um curso de ação entre duas ou mais alternativas.
O termo decisão deriva de decidere, que significa "cortar". Isto é, o administrador, uma vez que ele tomou uma decisão, exige força em seu propósito. Além disso, devemos lembrar que a decisão em nível administrativo é a base do planejamento e o resto das fases do processo administrativo.
Na administração, os gerentes e até os funcionários, tomam mais opções sobre decisões, porque uma decisão não pode ser modificada. Em outras palavras, significa abandonar o passado.
Na administração, os gerentes e até os funcionários, tomam mais opções sobre decisões, porque uma decisão não pode ser modificada. Em outras palavras, significa abandonar o passado.
Decisões estruturadas e não estruturadas.
As decisões estruturadas são tomadas de acordo com políticas, procedimentos ou regras, escritas ou não, que permitem a tomada de decisões em situações recorrentes porque limitam ou descartam alternativas. Por exemplo, os administradores raramente têm de se preocupar com a faixa salarial de um novo empregado, uma vez que, por regra geral, as empresas já têm uma escala salarial para cada posição. Existem procedimentos de rotina para lidar com situações rotineiras.
As decisões estruturadas são tomadas de acordo com políticas, procedimentos ou regras, escritas ou não, que permitem a tomada de decisões em situações recorrentes porque limitam ou descartam alternativas. Por exemplo, os administradores raramente têm de se preocupar com a faixa salarial de um novo empregado, uma vez que, por regra geral, as empresas já têm uma escala salarial para cada posição. Existem procedimentos de rotina para lidar com situações rotineiras.
As decisões estruturadas são usadas para resolver problemas recorrentes, podem ser simples ou complexas. Em certa medida, decisões estruturadas restringem a liberdade, uma vez que o trabalhador tem menos campo de ação para decidir o que fazer. No entanto, o objetivo das decisões estruturadas é liberar.
As decisões não estruturadas abordam problemas menos frequentes ou excepcionais. Se uma situação não estiver presente o suficiente para uma política para cobri-la ou se torna muito importante que merece atenção especial, ela será tratada como uma decisão não estruturada. Problemas como a distribuição dos recursos de uma empresa, o que fazer com uma linha de produtos que não foram tão bem sucedidos como esperávamos que fosse, o que fazer para melhorar a relação com a sociedade, etc., constituem situações em que o gerente faz Decisões transcendentes do tipo não-estruturado.
Toda vez que você ascender no nível hierárquico da empresa, a capacidade de tomar decisões não estruturadas torna-se mais relevante. É por isso que a maioria dos programas de desenvolvimento de administradores, especialmente gerentes, tenta melhorar suas habilidades de tomada de decisão não estruturada, como regra geral, ensinando-os a analisar os problemas de forma sistemática e tomar decisões lógicas.