Lição 27ª
Comunicação
Mesmo se for um distrito escolar, um banco, um sistema de transporte ou uma fábrica, uma comunicação eficaz é essencial.
O que é comunicação?
Comunicação pode ser definida como a transferência de informações e compreensão entre as pessoas através de símbolos com significado.
O que é comunicação?
Comunicação pode ser definida como a transferência de informações e compreensão entre as pessoas através de símbolos com significado.
A comunicação em qualquer circunstância em nossas vidas é de vital importância para podermos expressar nossos objetivos, necessidades, emoções, etc. Também se torna imprescindível nas empresas e, portanto, podemos mencionar alguns de seus benefícios:
· Estabelecer e difundir os propósitos e objetivos da empresa.
· Desenvolver planos para atingir tais objetivos.
· Organização de recursos humanos de forma eficaz.
· Selecionar, desenvolver e avaliar os membros dessa empresa.
· Origem de um ambiente de ampla participação.
· Controlar o desempenho de seus membros.
· Influenciar na motivação de nossos trabalhadores.
O processo de comunicação.
Para realizar uma comunicação eficaz, é necessário que no fluxo de idéias de transmissão, intervêm vários elementos, que são descritos como:
Para realizar uma comunicação eficaz, é necessário que no fluxo de idéias de transmissão, intervêm vários elementos, que são descritos como:
1. Transmissor (codificador): fonte de informação e iniciador do processo de comunicação. É sua responsabilidade escolher o tipo de mensagem e o canal mais eficaz, através do qual ele codifica sua mensagem. Em uma empresa, será a pessoa que tem um pedaço de informação, necessidades ou desejos ea intenção de comunicá-los a uma ou mais pessoas.
A codificação consiste na tradução de informação para uma série de símbolos de comunicação. Isso é necessário porque as informações só podem ser transmitidas de uma pessoa para outra através de representações ou símbolos.
2. Receptor (decodificador): é o indivíduo que recebe, através de seus sentidos, a mensagem do transmissor.
De-codificação é a interpretação e tradução de uma mensagem para a mensagem para fazer qualquer sentido. Um dos principais requisitos que o receptor deve cobrir é a capacidade de ouvir. Ouvir é o ato de prestar atenção a uma mensagem, não apenas ouvir.
De-codificação é a interpretação e tradução de uma mensagem para a mensagem para fazer qualquer sentido. Um dos principais requisitos que o receptor deve cobrir é a capacidade de ouvir. Ouvir é o ato de prestar atenção a uma mensagem, não apenas ouvir.
Orientações para uma escuta eficaz:
3. Mensagem: é a informação codificada que o transmissor envia ao receptor. A mensagem pode ser dada em qualquer forma susceptível a ser capturada e compreendida por um ou mais sentidos do receptor.
4. Canais: é o meio de comunicação entre o transmissor eo receptor, algo como o que o ar é para as palavras eo papel é para as letras.
5. Feedback: é a resposta do receptor para a mensagem do transmissor. É a melhor maneira de provar que a mensagem foi recebida e entendida.
6. Percepção: é o significado atribuído a uma mensagem por um transmissor ou um receptor. As percepções são influenciadas pelo que o indivíduo vê, pela forma como ele organiza esses elementos em sua memória e pelos significados atribuídos a eles.
DIAGRAMA DO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO.
Barreiras na Comunicação.
São as condições ou fatores que interferem na transmissão efetiva de uma mensagem, e entre elas encontramos:
São as condições ou fatores que interferem na transmissão efetiva de uma mensagem, e entre elas encontramos:
Barreiras interpessoais.
· A interpretação da mensagem feita pelo receptor.
· Defeitos fisiológicos do receptor ou transmissor.
· As emoções e sentimentos do transmissor ou receptor.
· As condições ambientais em que a mensagem é dada.
· O uso da semântica, como diferenças na linguagem, palavras inadequadas, informações insuficientes, etc.
· A interpretação da mensagem feita pelo receptor.
· Defeitos fisiológicos do receptor ou transmissor.
· As emoções e sentimentos do transmissor ou receptor.
· As condições ambientais em que a mensagem é dada.
· O uso da semântica, como diferenças na linguagem, palavras inadequadas, informações insuficientes, etc.
Barreiras Organizacionais.
Quando uma empresa cresce, sua estrutura orgânica aumenta muito, originando problemas de comunicação. Com ele, problemas como quando uma mensagem é exagerada, modificada, eliminada ou alterada, ainda mais quando a mensagem foi transmitida oralmente.
Outra barreira é traduzida na autoridade administrativa, onde devemos lembrar que a autoridade é uma característica de cada empreendimento. Isto significa que esta supervisão gera uma barreira. Finalmente, a especialização é outra barreira que afeta a eficácia da comunicação.
Quando uma empresa cresce, sua estrutura orgânica aumenta muito, originando problemas de comunicação. Com ele, problemas como quando uma mensagem é exagerada, modificada, eliminada ou alterada, ainda mais quando a mensagem foi transmitida oralmente.
Outra barreira é traduzida na autoridade administrativa, onde devemos lembrar que a autoridade é uma característica de cada empreendimento. Isto significa que esta supervisão gera uma barreira. Finalmente, a especialização é outra barreira que afeta a eficácia da comunicação.