Lição 22 ª

Profundidade de Campo (Continuação)
No exemplo a seguir, você verá 3 fotografias tiradas usando o mesmo diafragma (f / 5.6) e usando a mesma lente (105mm). A única coisa que eu mudei foi a distância entre a câmera e o assunto que eu estava fotografando.
Na primeira foto, eu estava a 1 metro da flor. Não há dúvida de que o que eu queria mostrar era a flor. Seu fundo está completamente fora de foco e não distrai o espectador do objetivo principal: a flor.
Imagem
Na segunda foto, eu estava a 2 metros da flor. O fundo ainda está fora de foco, mas alguns detalhes estão começando a tomar forma. Você também precisa notar os elementos que estão em foco nesta imagem, como o caule da planta à direita tirando parte da atenção da própria flor.
Imagem
Na terceira foto, eu estava a 4 metros da flor. Que mudança drástica! De repente, não estou apenas fotografando uma flor, mas toda a planta. E, claro, quase todos os elementos desta imagem estão em foco. Não há mais nenhum centro definido de atenção. A imagem se torna chato e até mesmo maçante.
Imagem
Como você vê, que diafragma vamos usar, o quão longe do assunto a ser fotografado vamos ser, e que lente vamos usar são decisões importantes que precisamos fazer cada vez que tirar uma foto. Você viu alguns exemplos e como uma imagem muda apenas mudando uma variável; E quão drásticas essas mudanças podem ser!
É você, o fotógrafo (amador ou profissional) que tem de decidir sobre o resultado final que deseja alcançar. Para fazer isso, você vai precisar de muita prática e testes. Experimente tirar várias fotografias usando diafragmas diferentes, mudando a distância focal da lente, mudando a distância entre a câmera eo objeto, etc. Dispare várias fotos de um único tema (cena) e você ficará surpreso com os diferentes resultados que você alcançará .
No próximo curso, vamos viajar mais para o mundo da Fotografia. Vamos falar sobre o obturador e sua velocidade; Sobre sensibilidade; Das diferentes características da luz; Bem como exposição.
Fim do curso.