Lição 19ª

Manuais Administrativos.
O que é um Manual Administrativo? 
Os manuais administrativos são documentos que servem como meios de comunicação e coordenação permitem registrar e transmitir a informação de uma organização de forma sistemática e organizada.
Quais são os objetivos dos manuais? 
· Apresentar uma visão de grupo da organização.
· Especificar as funções atribuídas de cada unidade administrativa.
· Estabelecer claramente o grau de autoridade e responsabilidade dos diferentes níveis hierárquicos.
· Auxiliar a atenção adequada das tarefas atribuídas ao pessoal.
· Para permitir economia de tempo e esforço ao trabalhar.
· Funcionar como um meio de relacionamento e coordenação com outras organizações.
· Servir como um navio de informação para os fornecedores de bens, prestadores de serviços, usuários e clientes.
Como são classificados os manuais? 
Para seu conteúdo, eles são classificados como: 
· Organização: onde são apresentadas as várias unidades orgânicas de uma organização.
· Procedimentos: aqui estabelecemos os principais procedimentos que ocorrem dentro da organização, por exemplo, contratação de pessoal, compras, pagamento de salário, etc.
· Políticas: as políticas são determinadas para liderar as ações da empresa.
· Bem-vindo: especialmente concebido para novos funcionários. Neste manual, são detalhados os antecedentes do empreendimento, a missão, visão, valores e outros. 
Para seu domínio: 
· Geral: contêm informações da organização em seu conjunto.
· Específico: eles detêm informações de uma área ou algo específico.
O que contém um Job Description Handbook? 
Este é o manual que a maioria das pessoas conhece. Abaixo, apresentamos um breve modelo deste tipo de manual: