Lição 29ª
O Processo de Controle
Técnicas e sistemas de controle são basicamente os mesmos, podem ser em dinheiro, procedimentos de rotina em um escritório, qualidade do produto ou qualquer outra ação dentro de uma empresa. Assim, é necessário esclarecer que para exercer o processo de controle de uma organização, não cuidar do que será controlado, há três etapas básicas, que são:
1) O estabelecimento de normas, parâmetros e métodos;
2) a medição do desempenho ou resultado obtido; e
3) a execução de ações de correção.
1) Estabelecimento de normas, parâmetros e métodos: Aqui, encontramos todos os padrões ou unidades de medida estabelecidos no Planejamento incluídos, e portanto, a quantidade de unidades a serem produzidas, a quantidade de unidades a serem vendidas, os requisitos de qualidade, etc. No entanto, uma vez que os planos variam quando se refere ao grau de detalhe e complexidade, e uma vez que os administradores não podem monitorar tudo em geral, é necessário estabelecer normas especiais. Por definição, as normas são simplesmente critérios de desempenho. Isso significa que o estabelecimento de normas se torna o estabelecimento de metas e objetivos que o administrador da organização deseja alcançar. Estes devem ser definidos em termos claros e mensuráveis, que indicam períodos de tempo específicos. Somente desta forma os objetivos podem ser avaliados com facilidade quando se trata de cumprimento e utilidade. Além disso, objetivos bem definidos podem ser transmitidos facilmente, bem como traduzi-los para métodos e parâmetros que podem ser usados para quantificar o desempenho.
2) Medida de desempenho ou resultado obtido: Mesmo que nem sempre seja viável, a medição de desempenho baseada em normas deve ser realizada idealmente com base no previsto, para que todos os desvios possam ser detectados antes que aconteçam e evitados através de ações apropriadas . Isso é ideal. O administrador previdente pode prever ocasionalmente o provável não cumprimento de normas ou desvio de normas. Mas mesmo na ausência dessa possibilidade, cada não cumprimento deve ser percebido o mais rapidamente possível.
Esta fase do processo de Controle consiste em rever que o que foi estabelecido através de padrões e objetivos do passo anterior estão sendo alcançados conforme planejado. Este é um processo repetitivo e é por isso que devemos evitar muito tempo entre uma medição e outra. Se os resultados correspondem ao que foi estabelecido, tudo está sob controle.
Esta fase do processo de Controle consiste em rever que o que foi estabelecido através de padrões e objetivos do passo anterior estão sendo alcançados conforme planejado. Este é um processo repetitivo e é por isso que devemos evitar muito tempo entre uma medição e outra. Se os resultados correspondem ao que foi estabelecido, tudo está sob controle.
3) Execução de ações corretivas: Esta etapa é necessária especialmente se o desempenho não estiver de acordo com os níveis estabelecidos ea análise indica que uma intervenção é necessária. As medidas corretivas podem necessitar de uma mudança em uma ou várias atividades das operações da empresa, ou uma mudança nas normas originais estabelecidas.
Consequentemente, os desvios podem ser corrigidos:
· Reformulação de planos ou modificação de metas.
· Ou, eles podem ser corrigidos exercendo a função de organização, pode ser reatribuído ou esclarecer tarefas ou deveres.
· Eles também podem ser corrigidos usando pessoal adicional, através de uma melhor seleção e treinamento de funcionários.
· Fazer uso da medida mais radical dentro da empresa: a cessação de um empregado.
· Exercendo técnicas de liderança eficaz e motivação, como os detalhados neste curso.