Lição 17ª

A organização. Noções básicas.
Refere-se à criação de uma estrutura que determine as hierarquias e grupos de atividades necessários. Isso é feito para simplificá-los e suas funções dentro do grupo social. 
Essencialmente, a organização nasceu da necessidade humana de cooperar. Os homens foram forçados a cooperar para alcançar objetivos pessoais. Isto é devido a suas limitações físicas, biológicas, psicológicas e sociais. Na maioria dos casos, esta cooperação pode ser mais produtiva e custar menos se tiver uma estrutura de organização disponível. 
Diz-se que com bom pessoal, qualquer organização prevalece. Também foi dito que é conveniente manter um certo grau de imprecisão na organização, pois desta forma, as pessoas são forçadas a colaborar para executar suas tarefas. De um modo geral, é óbvio que mesmo as pessoas capazes que desejam cooperar entre si funcionarão mais eficazmente se todos conhecem o papel que devem seguir e a forma como as suas funções estão relacionadas com os outros.
Este é um princípio geral. É válido tanto na administração de empresas como em qualquer instituição.
Como resultado, uma estrutura de organização deve ser concebida de tal forma que seja perfeitamente claro para todos; Quem quer que seja para executar uma tarefa específica e quem é responsável por seus resultados. Desta forma, podemos eliminar as dificuldades que causam imprecisão na atribuição de responsabilidade e podemos conseguir um sistema de comunicação e tomada de decisão que reflete e promove os objetivos da empresa. 
Em seguida, enumeramos e explicamos os elementos da organização que, uma vez compreendidos e assimilados, ajudarão em conjunto a formar uma melhor administração. 
A) Divisão de trabalho. Para dividir o trabalho, é necessário seguir uma seqüência que abrange as seguintes etapas: A primeira fase; (Formação de hierarquia) que organiza as funções do grupo social em ordem de alcance, grau ou importância. A segunda fase; (Formação de departamentos) que divide e agrupa todas as funções e atividades, em unidades específicas, com base na sua similaridade.
B) Coordenação. Refere-se à sincronização dos esforços e recursos de um grupo social, com o objetivo de alcançar a oportunidade, unidade, harmonia e rapidez no desenvolvimento dos objetivos.