Lição 4ª

Conduta ética e responsabilidade social na Administração.
A ética vem da ética ou ethice grega, parte da filosofia que estuda os costumes;Moral, da latina moralis, relacionada aos costumes. A partir disso, podemos afirmar que ética ou moral se refere a bons costumes. 
No Dicionário da Real Academia de Língua Espanhola, encontramos a seguinte definição de ética: "Parte da filosofia que fala sobre a moralidade e os deveres dos homens" . Como resultado , podemos afirmar que a ética é " o código de princípios morais que prescreve normas relacionadas com o que é bom ou mau, certo ou errado, no comportamento das pessoas". 
A ética estuda a conduta humana, suas normas, deveres e direitos relacionados à sociedade em que ocorrem. Além disso, indica o que você "deve" ou "não deve" fazer em uma determinada sociedade. 
Harold Koontz estabeleceu as seguintes aplicações e distinções ao lidar com o conceito de ética: 
  • Ética pessoal: refere-se às regras pelas quais um indivíduo lidera sua vida pessoal.
  • Ética contábil: refere-se ao código que orienta a conduta profissional dos contadores.
  • Ética empresarial: esta está relacionada com a verdade e a justiça e possui vários aspectos, como as expectativas da sociedade, a concorrência leal, a publicidade, as relações públicas, as responsabilidades sociais, a autonomia dos consumidores eo comportamento das empresas tanto no país de origem Bem como em um estrangeiro.
A conduta ética é aquela que a sociedade aceita como "correta" ou "correta" em referência ao código moral atual. 
No entanto, a responsabilidade social é o dever de uma empresa executar ações que servem tanto seus próprios interesses quanto os da sociedade afetada através de suas atividades. Em outras palavras, podemos dizer que é a séria consideração do impacto para a sociedade de tais ações empresariais. 
Ao falar sobre a responsabilidade social da organização, há dois pontos de vista: o clássico, que aponta que a única responsabilidade social da Administração é maximizar as utilidades da empresa, ea social-econômica, que afirma que o social As responsabilidades da Administração vão além da realização de utilidades, buscam proteção e melhoram o bem-estar da sociedade em geral.