Lição 25 ª
Gestão. Noções básicas
O que é Gestão?
Se olharmos para um dicionário, podemos ver que falar de gestão significa as funções básicas de prever, planejar, organizar, integrar, dirigir e controlar que uma pessoa (gerente) deve desempenhar dentro da organização. Além disso, devemos lembrar que a alta gerência da empresa, o Presidente, Gerente Geral, Diretores, etc. é responsável pela tomada de decisões em grande importância e magnitude para o bom funcionamento da empresa.
Princípios essenciais de gestão.
Princípios essenciais de gestão.
A Fundação Peter Drucker aponta os seguintes princípios essenciais de Gestão em um documento:
1. A gestão é uma ciência aplicável ao ser humano. A parte do que o exerce é fazê-los trabalhar juntos.
A este respeito, devemos lembrar que nem todos nasceram para liderar. Além disso, depende de nossos atributos pessoais, nossas atitudes sociais, ser capaz de se comportar como bons patrões. Em muitas ocasiões, por causa de um bom desempenho, um técnico pode ser promovido a um posto mais alto e acontece que você "perde um bom técnico e você ganha um chefe ruim", uma história muito comum em muitas empresas.
2. A gestão está imersa na cultura. Você precisa ser capaz de identificar as partes de sua própria história e tradição que servirá como tijolos para construir seu futuro.
Todos os funcionários devem ser comprometidos com os valores e propósitos da empresa, que constitui as bases para a cultura organizacional. Os mecanismos necessários devem ser encontrados para que todos os funcionários da empresa se envolvam positivamente na busca da excelência. Devem fazer com que eles sintam que são uma parte importante na realização dos objetivos organizacionais e, acima de tudo, que a empresa pertence a eles.
A este respeito, devemos lembrar que nem todos nasceram para liderar. Além disso, depende de nossos atributos pessoais, nossas atitudes sociais, ser capaz de se comportar como bons patrões. Em muitas ocasiões, por causa de um bom desempenho, um técnico pode ser promovido a um posto mais alto e acontece que você "perde um bom técnico e você ganha um chefe ruim", uma história muito comum em muitas empresas.
2. A gestão está imersa na cultura. Você precisa ser capaz de identificar as partes de sua própria história e tradição que servirá como tijolos para construir seu futuro.
Todos os funcionários devem ser comprometidos com os valores e propósitos da empresa, que constitui as bases para a cultura organizacional. Os mecanismos necessários devem ser encontrados para que todos os funcionários da empresa se envolvam positivamente na busca da excelência. Devem fazer com que eles sintam que são uma parte importante na realização dos objetivos organizacionais e, acima de tudo, que a empresa pertence a eles.
3. Não procure resultados dentro da empresa. As mais importantes só existem fora da empresa.
Cada empresa emerge para e por causa de seus clientes, para satisfazer as necessidades humanas. O foco desse princípio é precisamente isso; Mantendo nossos clientes satisfeitos assegura uma permanência duradoura no mercado.
Cada empresa emerge para e por causa de seus clientes, para satisfazer as necessidades humanas. O foco desse princípio é precisamente isso; Mantendo nossos clientes satisfeitos assegura uma permanência duradoura no mercado.
O Gerente do século XXI.
Estes dias, as mudanças constantes em que vivemos, o futuro desconhecido, o ciberespaço, a globalização, etc. obrigam os gestores de todo o mundo a acompanhar a realidade; Informado e pronto para agir.
Antes desta modificação da economia global, caracteriza-se como:
· Estruturas Organizacionais mais ágeis.
· Alavancagem através de um serviço excelente.
· Exploração de vantagens competitivas.
· Maturidade no mercado.
· Diversidade de produtos.
Lorenzo Giordano, engenheiro, propôs o seguinte perfil para o século XXI Gerente:
1. Possuir o conhecimento e maturidade acadêmica para cumprir com precisão todos os projetos atribuídos.
2. Ter habilidades em dirigir a equipe executiva e se tornar o líder em um grupo.
3. Ser uma pessoa positiva, tendo caráter e autoridade com sua equipe, mas também, reconhecendo e felicitando quando as coisas são bem feitas.
4. Maximizar os valores éticos e morais, promovendo o respeito ao ser humano, complementando ações com bom exemplo, tanto no ambiente de trabalho como no ambiente social e familiar (sendo sempre a mesma pessoa).
Para cobrir esse novo papel, o novo gerente deve quebrar três paradigmas de gestão baseados em seus velhos costumes:
· A administração de pessoal com base em punição, perseguição, intolerância e constante repreensão, o que levaria a trabalhar sozinho, com uma equipe desanimada e sem apoio.
· Pelo contrário, o novo gerente deve espalhar os seus colaboradores com entusiasmo, ensiná-los a planear e organizar o seu trabalho de forma eficiente e ser capaz de fazê-los ir trabalhar todos os dias ansiosos para enfrentar novos desafios.
· Dedicar muito tempo a pequenos detalhes, não confiar no trabalho de seus colaboradores. Não correr para o que é urgente. A administração falha quando o que é urgente leva tempo do que é realmente importante.