Lição 28 ª
Ao controle. Noções básicas
Definição.
Stephen Robbins define o controle como "um processo de monitoramento de atividades para garantir que elas estão se desenvolvendo de acordo com o plano e para corrigir qualquer desvio evidente". Enquanto James Stoner afirma que "o controle administrativo é o processo que garante que as atividades reais são ajustadas às atividades projetadas".
Controle refere-se aos mecanismos usados para garantir que condutas e desempenho cumprem as regras e procedimentos de uma empresa. O termo de controle tem uma conotação negativa para a maioria das pessoas, uma vez que está associado a restrição, imposição, limitação, monitoramento ou manipulação.
Importância.
O controle é uma função de cada administrador; Do presidente de uma empresa para os supervisores. Alguns administradores, particularmente de níveis mais baixos, esquecem que a responsabilidade primária sobre o exercício do controle cabe a cada administrador responsável pelas execuções do plano da mesma maneira. Mesmo que o alcance do controle varie de um administrador para outro, os administradores de cada nível têm a responsabilidade de executar planos. Como resultado, o controle é uma das funções administrativas essenciais em qualquer nível.
Nesse sentido, podemos estabelecer os seguintes aspectos, que são de grande importância no controle de uma empresa:
· Contribuir para a mensuração e correção da mão-de-obra executada pelos empregados com o objetivo de atingir os objetivos.
· Faz a análise do que foi feito com o que foi planejado possível.
· As técnicas e sistemas de controlo são aplicáveis a qualquer actividade administrativa.
· É constituída para os patrões como uma ferramenta, através da qual provamos se os objetivos da organização são alcançados de acordo com o plano.
Áreas estratégicas de controle.
O desempenho chave ou áreas-chave de resultados são aqueles elementos da unidade ou empresa que deve funcionar de forma eficiente para o sucesso de toda a unidade ou a empresa. Essas áreas, como regra geral, envolvem as principais atividades da empresa, ou grupos de pessoas relacionadas que se tornam presentes em toda a empresa. Algumas áreas de resultado básico são áreas como produção, finanças, marketing, recursos humanos e contabilidade. Essas áreas de resultado básico, por sua vez, são usadas para definir normas mais detalhadas e sistemas de controle.
Nas empresas de hoje, muitas áreas-chave de resultados (KRA) são inter-funcionais. Uma empresa poderia definir seu KRA para uma equipe direcionada ao serviço ao cliente, em termos de respostas dadas por clientes em uma pesquisa de serviço.
O desempenho chave ou áreas-chave de resultados são aqueles elementos da unidade ou empresa que deve funcionar de forma eficiente para o sucesso de toda a unidade ou a empresa. Essas áreas, como regra geral, envolvem as principais atividades da empresa, ou grupos de pessoas relacionadas que se tornam presentes em toda a empresa. Algumas áreas de resultado básico são áreas como produção, finanças, marketing, recursos humanos e contabilidade. Essas áreas de resultado básico, por sua vez, são usadas para definir normas mais detalhadas e sistemas de controle.
Nas empresas de hoje, muitas áreas-chave de resultados (KRA) são inter-funcionais. Uma empresa poderia definir seu KRA para uma equipe direcionada ao serviço ao cliente, em termos de respostas dadas por clientes em uma pesquisa de serviço.
Gestão e Controle Operacional.
O controle de gestão é da responsabilidade dos altos níveis dentro de uma empresa, geralmente, o Gerente Geral da empresa, uma vez que realizar esse tipo de controle. Consiste em assegurar que os recursos necessários sejam obtidos e utilizados com eficiência quando se atingem os objetivos da organização.
O controle de gestão é da responsabilidade dos altos níveis dentro de uma empresa, geralmente, o Gerente Geral da empresa, uma vez que realizar esse tipo de controle. Consiste em assegurar que os recursos necessários sejam obtidos e utilizados com eficiência quando se atingem os objetivos da organização.
Algumas características são:
· Focaliza a ação em programas ou unidades organizacionais.
· A informação deve comparar o que foi planejado com o que foi feito.
· Encontra-se em todas as atividades da empresa.
· É periódico, programado, rítmico.
· Deve ser integral.
Os controles operacionais são responsabilidade dos gerentes de nível médio, assim como aqueles que executam funções de supervisão em níveis inferiores ou de primeiro nível. É o processo através do qual a organização se certifica de que as tarefas específicas são realizadas de forma eficaz.