Lição 18ª

O Diafragma
O diafragma controla a quantidade de luz que passa pela lente que atinge a película ou o sensor. O diafragma está localizado dentro da lente e é feito a partir de um anel de folhas de metal sobrepostas. Eles abrem quando pressionamos o botão do obturador. O quanto ele vai abrir dependerá do f # (ou diafragma) que estabelecemos na câmera.
Em lentes mais antigas encontradas em câmeras SRL manuais e algumas lentes encontradas em câmeras analógicas SRL, temos que selecionar o diafragma na lente. Em lentes digitais e na maioria das lentes de câmera SRL, você tem que definir o f # (às vezes chamado f stop) que você quer na câmera.
Imagem
Dependendo de como aberto (mais largo) ou fechado (mais estreito) um diafragma é, mais ou menos luz vai chegar ao filme ou sensor.
O tamanho da abertura de uma lente é medido em números f: f #. As diferentes aberturas de diafragma nas lentes são:
1,4 2 2,8 4 5,6 8 11 16 22 32 45 64
Um f / 1,4 é a abertura mais larga nos diafragmas e, como resultado, permite que mais luz passe pela lente. Por outro lado, um f / 64 é a abertura mais estreita encontrada nos diafragmas. É a abertura que permite que a menor quantidade de luz passe pela lente.
Entre um diafragma e o próximo, há 1 ponto de diferença. Qual é este ponto igual a? É duas vezes mais ou metade.
Um f # permite duas vezes mais luz do que o próximo f # ou metade da quantidade de luz que o f # anterior (1 ponto). Por exemplo, um diafragma de f / 8 permite 1 ponto menos de luz do que um diafragma de f / 5,6. Assim, metade da quantidade de luz atinge o filme ou sensor. E vice-versa: um diafragma de f / 5.6 permite 1 ponto mais de luz do que um diafragma de f / 8, ou duas vezes mais.
Não há lente que tenha todas as aberturas do diafragma. Por exemplo, uma lente de 35mm pode variar de f / 1,4 a f / 22, e uma câmera de grande formato pode variar de f / 5,6 a f / 64.
As lentes mais novas têm diafragmas de ponto médio que podem variar de ½ ponto ou 1/3 de ponto.
EX: f / 5,6 f / 6,3 f / 7,1 f / 8 f / 9 f / 10 f / 11. O f # em preto representa números inteiros e aqueles em vermelho representam terços de um ponto.
EX: f / 5.6 f / 6.7 f / 8 f / 9.5 f / 11 O f # em preto representam números inteiros e aqueles em vermelho representam meio ponto.
Uma lente com metade dos pontos ou terços de um ponto dependerá da marca, modelo ou o tipo de câmera e lente que você está usando.
O que você realmente precisa saber é que os números inteiros devem ser capazes de tirar uma foto corretamente. Se você tirar fotos de forma automática, a câmera decidirá qual diafragma usar dependendo da luz disponível.
As lentes podem ser descritas como rápidas ou rápidas (por exemplo, abertas até f / 1,4) ou lentas (abertas até f / 4 ou menos). Como mencionamos nas aulas anteriores, uma lente rápida nos permitirá tirar fotos em lugares com pouca luz sem ter que usar um tripé. As lentes rápidas com diafragmas abertos (mais largos) são sempre mais caras do que as diafragmas fechadas (lentas).
Por que é importante o diafragma ou a abertura na lente? Como mencionamos antes, o diafragma controla a quantidade de luz que passa pela lente e atinge o rolo de filme ou sensor. O diafragma é uma das três variáveis ​​(as outras 2 são velocidade e sensibilidade) que controlam uma boa exposição fotográfica. Uma imagem corretamente exposta recebeu a quantidade correta (e necessária) de luz; Não mais (a imagem seria muito brilhante), nada menos (a imagem seria muito escura).