Lição 13ª

Planejamento.
O que é entendido como Planejamento? 
O planejamento é o processo pelo qual você obtém uma visão do futuro, onde é possível determinar e alcançar os objetivos através da eleição de um curso de ação.

Qual é a importância do Planejamento? 
· Favorece o desenvolvimento empresarial.
· Reduz os riscos ao mínimo.
· Maximiza o uso de recursos e tempo.
José Antonio Fernández Arena - autor - afirma que "o planejamento é um dever do administrador, mas a extensão eo caráter do planejamento variam de acordo com sua autoridade e com a natureza das políticas e planos projetados por seu superior". 
O reconhecimento da influência do planejamento ajuda muito a esclarecer as tentativas de alguns estudiosos da administração para distinguir entre formular a política (definir diretrizes de pensamento para tomada de decisão) e administração, ou entre o diretor eo administrador ou o supervisor.
Um administrador, por causa de sua delegação de autoridade ou posição na organização, pode melhorar o plano estabelecido ou torná-lo básico e aplicável em uma proporção maior para a empresa do que o planejamento de outros. No entanto, cada administrador - dos diretores aos supervisores - planeja o que lhes corresponde.
Como o Planning é classificado? 
Existem vários tipos de planos. Entre esses, temos: 
· Missão: é a razão de existir para a empresa. É também conhecido como o trabalho, a carga ou serviço especial de uma empresa define-se a ser alcançado a longo prazo. Por exemplo, a missão de uma universidade é uma maior moldagem de indivíduos, ensinando e investigando. 
· Visão: é a capacidade administrativa de colocar a empresa no futuro, ou onde queremos estar em cinco anos. Por exemplo, um Banco pode ter como visão "ser a empresa líder na prestação de serviços financeiros em toda a Europa". 
· Objetivos: Eles são o resultado que esperamos obter. É onde os esforços unidos são focalizados sobre. Por exemplo, o objetivo de uma empresa comercial pode estar aumentando as vendas em 2004 em relação a 2003. Os objetivos podem ser de curto prazo (1 ano), médio prazo (de 1 a 3 anos) e de longo prazo (mais de 3 anos) . 
· Metas: São os diferentes propósitos que devem ser cumpridos para alcançar o objetivo. Os objetivos são fins mais específicos que integram o objetivo da empresa. Por exemplo, uma empresa comercial que deseja aumentar suas vendas; Um objetivo poderia ser a formação de sua equipe de vendas durante os dois primeiros meses de 2004, através do qual espera atingir o objectivo declarado. 
· Políticas : Trata-se de diretrizes ou linhas de caráter geral que indicam o quadro dentro do qual os empregados de uma empresa podem tomar decisões, usando sua iniciativa e bom senso. Por exemplo, competir com base nos preços de mercado. 
· Regras: São normas precisas que regulam uma situação particular. Aqui, expressam-se ações e omissões específicas, que não dão liberdade de ação. Exemplos deste tipo são "não fumar", "sem alimentos permitidos", etc. 
· Estratégias: A ação de projetar para um futuro aguardado e os mecanismos para obtê-lo. Além disso, é fazer com que o futuro da organização se comporte como foi determinado. Pode-se então dizer que as estratégias são linhas de ação, preparadas para enfrentar as situações de mudança dos ambientes internos e externos para atingir seus objetivos. Por exemplo, uma estratégia poderia "conduzir pesquisas de marketing permanentemente e fornecer informações eficientes à equipe de vendas para aumentar as vendas". 
· Programas : São planos que possuem objetivos, políticas, estratégias, procedimentos, regras, atribuição de deveres e recursos e as ações necessárias para atingir os objetivos, estabelecendo o tempo necessário para a execução de cada um dos estágios de operação. 
· Orçamentos : É um plano que representa as expectativas para um período futuro, expressas em termos quantitativos, tais como dinheiro, horas de trabalho, unidades produzidas, etc. Os orçamentos podem ser de Operação (vendas, produção, inventário, etc.) Dinheiro, capital, estados financeiros, etc.). 
· Procedimentos: são planos que apontam tarefas subseqüentes que devem ser realizadas em seqüência cronológica para atingir os objetivos previamente estabelecidos. Um exemplo desse plano é o procedimento realizado para o pagamento de salários aos empregados.