Lição 20ª
Cultura organizacional
Cultura pode ser definida como o padrão de comportamento geral, crenças compartilhadas e valores comuns dos membros de uma comunidade.
Se olharmos de perto, a cultura é mostrada em todas as áreas do desenvolvimento humano. A cultura organizacional pode ser definida como os padrões de comportamento, crenças, etc. que estão presentes em uma empresa.
Cultura organizacional, em primeiro lugar, dada pelos gestores do mais alto nível em uma empresa. São suas crenças e maneiras de ver situações que se tornam normas. Um elemento de extrema importância na cultura organizacional é o termo de valor, que se torna uma crença permanente, ou pelo menos por muitos anos, que serve como uma diretriz para os trabalhadores que tentam alcançar os objetivos da empresa.
Em seguida, apresentaremos uma matriz comparativa entre uma empresa sem uma cultura definida e outra com uma cultura definida e estabelecida.
Devemos entender que a cultura é algo estável nas empresas. Além disso, não é modificado facilmente. Pode estar presente por muitos anos, pois traz consigo a mudança de valores, símbolos, comportamentos, etc.
Não devemos confundir a cultura organizacional com o ambiente organizacional. O ambiente organizacional consiste em criar um ambiente de trabalho adequado nas relações interpessoais entre gerentes e funcionários. É o ambiente interno de uma empresa e seu ambiente psicológico particular. Isso está intimamente relacionado com as necessidades morais e humanas de seus membros. O ambiente pode ser positivo ou negativo, quente ou frio, agradável ou desagradável, tenso ou flexível, etc.
Esse conceito mantém as características que tornam as empresas diferentes entre si e influenciam o comportamento dos indivíduos na empresa.