Lição 3ª
O ambiente empresarial
Como você sabe, ninguém está trabalhando sozinho dentro da atividade econômica. Há uma grande variedade de elementos que são combinados e acontecem em uma empresa. Estamos falando sobre o ambiente em que a organização se desenvolve.
O ambiente corporativo pode ser definido como todos os elementos que influenciam as operações corporativas diárias de forma significativa, dividindo-as em duas: Macro-ambiente e Micro-ambiente.
Macro-ambiente, é formado por cada condição de fundo no ambiente externo de uma organização. Esta parte do ambiente constitui um contexto geral para a tomada de decisões gerenciais. Dentre os principais aspectos do ambiente externo temos os seguintes:
- Condições econômicas : refere-se ao estado atual da economia em relação à inflação, renda, produto interno bruto, desemprego, etc.
- Condições sócio-culturais : é o estado geral dos valores sociais prevalentes em aspectos como os direitos humanos eo ambiente natural, a orientação escolar e as entidades sociais que lhe estão relacionadas, bem como os padrões demográficos, etc.
- Condições político-jurídicas : refere-se ao estado geral da filosofia e aos objetivos dominantes do partido político no governo, bem como às leis e regulamentos governamentais estabelecidos.
- Condições Tecnológicas : relacionadas ao estado geral de desenvolvimento tecnológico e disponibilidade nos arredores, incluindo avanços científicos.
- Condições Ecológicas : referindo-se à natureza e ao ambiente natural ou físico, incluindo as preocupações com o meio ambiente.
Micro-ambiente , é formado por organizações reais e pessoas com quem a empresa está relacionada. Entre os principais temos:
- Clientes: constituídos por grupos de pessoas ou instituições que compram os bens e / ou utilizam os serviços de uma organização.
- Fornecedores: são os fornecedores específicos da empresa, tanto para informação e financiamento, quanto para a matéria-prima que a empresa precisa para operar.
- Concorrência: empresas específicas que oferecem bens ou serviços iguais ou similares ao mesmo grupo de clientes ou clientes.
- Reguladores: são os órgãos e representantes do governo que, em nível local, estadual ou nacional, defendem leis e políticas que afetam as atividades empresariais em determinado país.