Como se Tornar um Médico Radiologista - (Pré curso)



Radiologistas são médicos especialistas em diagnóstico por imagem, que usam aparelhos para definir e diagnosticar doenças em pacientes. Ao contrário de outras especialidades médicas, os radiologistas têm contato limitado com os pacientes e podem começar o exercício da profissão logo após concluir a especialização em Radiologia. Neste artigo, você encontra todas as informações sobre o caminho a seguir para se tornar um radiologista.








Parte 1 Preparando-se para o vestibular de medicina







1


Para se tornar um médico radiologista, você primeiramente precisará se formar em medicina. A medicina é um dos cursos mais concorridos no país e, portanto, você precisará se preparar bem para ser aceito em uma universidade.







2


Tenha um bom desempenho no ensino médio. Como já sabemos, as notas do Enem são utilizadas por faculdades e universidades públicas brasileiras, para a seleção dos candidatos. Ter boas notas nas provas do Enem garantirá seu acesso a essas universidades.






3


Outro meio de preparação são os cursinhos pré-vestibulares. Existem vários cursinhos especializados em medicina, que ajudam a preparar o aluno para o vestibular. A rotina de estudos normalmente é intensa e, em alguns colégios, o curso é em tempo integral.






4


Os alunos que sonham cursar medicina precisam ser muito dedicados e disciplinados. Mas se você se organizar e se dedicar à intensa rotina de estudos, poderá ingressar em uma boa universidade e começar a trilhar seu caminho até o diploma de radiologista.








Parte 2 Cursando medicina







1


O curso de medicina é bem extenso, com aulas em período integral e duração de seis anos. Além das aulas em sala de aula, você também terá de frequentar os plantões nos hospitais.







2


Os seis anos de medicina são divididos em três ciclos. O ciclo básico, o ciclo clínico e a residência.






3


No ciclo básico, você aprenderá as matérias mais teóricas, como aulas como biologia, anatomia, fisiologia, entre outras. Essa etapa compõe a base do curso de medicina.






4


No ciclo clínico, você aprenderá sobre as doenças e forma como diagnosticá-las e tratá-las. Nessa etapa você começa a frequentar os hospitais-escolas e a ter contato com os pacientes. Aprende como fazer exames clínicos, interpretar exames e como conversar com os pacientes.






5


Nos últimos dois anos do curso de medicina, você passa a trabalhar em hospitais, nos plantões supervisionados. Esta é a etapa profissionalizante do curso, na qual o aluno atua como médico. Nesta fase, você tem contato com todas as especialidades e tem a oportunidade de conhecer melhor cada área dentro da medicina, incluindo a radiologia.[1]






6


Termine sua graduação em medicina. Depois de concluir os seis anos do curso (quatro anos de curso regular e dois anos de residência), você precisará escolher sua especialidade e inscrever-se em um curso de especialização aprovado e reconhecido.






7


Escolha seu curso de radiologia. O curso de especialização em radiologia e diagnóstico por imagem deverá ser realizado em uma instituição reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina. O programa de especialização tem duração mínima de três anos, com aulas diárias em período integral.








Parte 3 Residência médica em radiologia







1


No Brasil, os médicos recém-formados que desejam fazer residência médica em uma determinada área da medicina, precisam prestar um concurso público em um hospital credenciado e passar pelas provas escritas e práticas. Algumas instituições utilizam as provas práticas como forma de seleção, nas quais os candidatos mais bem classificados são entrevistados e examinados nas práticas clínicas.[2]






2


No curso de especialização em radiologia você receberá educação supervisionada por profissionais altamente qualificados e aprenderá diversas técnicas, como radiologia convencional, radiologia contrastada, ultrassonografia, medicina nuclear, tomografia computadorizada, ressonância magnética e densiometria.[3]






3


Durante o programa de especialização, você aprenderá a fazer radigrafias do corpo humano, analisar a imagem obtida, fazer diagnósticos e elaborar laudos.






4


Obtenha o título de especialista. Depois de concluir o programa do curso de especialização você precisará apresentar um trabalho científico ou monografia, para uma banca avaliadora da instituição na qual você cursou a especialização e ser aprovado por essa comissão. Após ter seu trabalho aprovado, você poderá se submeter às provas teóricas e práticas do exame de Suficiência do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR), para receber o título de especialista em radiologia.








Parte 4 Escolha sua área de atuação







1


Após concluir os três anos de especialização, ser aprovado nos exames do CBR e obter o título de médico especialista em radiologia, você poderá escolher a área na qual deseja trabalhar.
As áreas disponíveis são: radiologia médica, radiologia médico-veterinária, radiologia odontológica, radiologia industrial, radiologia ambiental, radiologia científica e projetos (que envolve os equipamentos médicos). As tecnologias mais utilizadas no ramo da radiologia incluem a radiografia, a mamografia, a radiologia de intervenção, a angiografia e a densiometria óssea. Nos últimos anos, com o grande avanço tecnológico, equipamentos mais modernos e precisos passaram a fazer parte do ambiente de trabalho do radiologista. Além do tradicional equipamento de raio-x, o profissional passou a contar com equipamentos de ultrassonografia, ressonância magnética e de tomografia computadorizada para aprimorar os exames de imagem.[4]









2


Como profissional especializado nessa área, você poderá trabalhar em hospitais e centros médicos privados e públicos, ou como radiologista de convênios médicos. O mercado de trabalho é muito amplo, oferecendo vagas em diferentes locais de atuação. Como a tecnologia está em constante desenvolvimento, os equipamentos oferecem métodos de diagnóstico por imagem cada vez mais rápidos e eficientes, atraindo muitos investimentos para a área.






3


Procure se especializar no maior número de subespecialidades possíveis dentro da radiologia. Com um conhecimento maior em diversas áreas e um currículo mais rico, você terá melhores chances de obter uma boa colocação logo no início de sua carreira.


Materiais Necessários

Diploma do ensino médio
Cursinho pré-vestibular
Bom desempenho no Enem
Aprovação no vestibular para curso de medicina
Diploma de medicina
Aprovação no concurso público para residência médica em radiologia
Aprovação do trabalho científico ou monografia apresentado no curso de especialização
Título de médico especialista em radiologia
Inscrição no CRM
Subespecialidade
Fontes e Citações




http://www.guiadacarreira.com.br/artigos/carreira/curso-de-medicina/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Resid%C3%AAncia_m%C3%A9dica_no_Brasil
http://www.brasilprofissoes.com.br/profissoes/academicas/saude/radiologista#.VDvchrDF-rs
http://www.brasilprofissoes.com.br/profissoes/academicas/saude/radiologista#.VDvchrDF-rs



http://degreedirectory.org/articles/Radiologist_How_to_Become_a_Radiologist_in_5_Steps.html
http://education-portal.com/radiologist_education.html