Como Falar Diante de Grupos Grandes de Pessoas
Chegou a hora. Você está prestes a fazer um importante discurso em frente de uma ampla platéia. Você caminha até o lugar, prepara-se, abre sua boca... Então o silêncio reina na sala. Seguem aqui, algumas dicas do que fazer, para de fato, conseguir falar em frente de uma platéia numerosa.
Passos
1
Escreva um discurso. Escreva pequenas notas sobre o que você gostaria de incluir em seu discurso. Existe um determinado tema sobre o qual deve falar, ou é de sua escolha? Pesquise-o! Encontre fatos interessantes sobre o tópico para incluir em sua fala. Adicione efeitos especiais em seu discurso. Faça a audiência pensar! Coloque pausas em sua fala onde estarão os pontos sobre os quais a platéia deve realmente pensar, como uma experiência passada, uma resposta para uma questão, ou uma opinião. Escreva sentenças, ou parágrafos que façam a audiência visualizar algo. “Imaginem...”, ou “E se...”, são dois modos de iniciar algo do tipo. Talvez adicionar um pouco de humor em seu discurso. Uma pequena brincadeira de vez enquanto manterá as pessoas interessadas em sua fala.
2
Revise seu discurso. Certifique-se de não existirem coisas que o deixarão embaraçado ao dizê-las, ou que não tenha certeza a respeito da pronúncia. Também ajudará não usar palavras que não conheça o significado, assim você não usará uma palavra de maneira equivocada, ou dará a emoção errada. Além disso, se usar muitas palavras que as pessoas não conheçam a definição, só isso já será suficiente para que não prestem atenção no seu discurso, considerando o fato de que elas não tenham a mínima ideia sobre o que você está falando. Faça como se estivesse escrevendo um ensaio para a escola e verifique a gramática, a ortografia, a pronúncia e tudo mais. Mesmo o mais leve engano pode atrapalhá-lo. E finalmente, tenha um amigo, ou dois para ler seu discurso. Peça suas opiniões sobre ele, a respeito de coisas que possa melhorar e pergunte se você conseguiu atingir o ponto central do tema sobre o qual o discurso trata. Veja se eles realmente aprenderam algo com sua fala. Usando esses apontamentos, faça um último discurso, elaborando-o da melhor forma possível.
3
Certifique-se de treinar em casa, se ficar nervoso. Quanto mais seguro se sentir a respeito disso, menores as possibilidades de que ficará nervoso. Caso a multidão o assuste, apenas imagine que está em uma sala (ou, no lugar onde sempre praticou) realizando seu último ensaio.
4
Seja você mesmo. Não escreva algo em qualquer parte do seu discurso, que seja apenas para tentar impressionar. Adicione um pequeno elemento em sua fala que diga: “Isso sou eu, fazendo meu discurso, e não nenhuma daquelas pessoas por aí”. Quando mais personalidade você colocar nisso, menos trabalho terá, o que significa menos coisas com as quais se preocupar.
5
Faça seus cartões de anotação. Eles são mais fáceis de usar, do que ficar procurando em seu discurso quando não se lembrar do próximo ponto da discussão. Tente não colocar muitas informações em um único cartão. Normalmente, um cartão por ponto funcionará, mas se tiver muita informação para apenas um, passe em dois, ou três, sem limitar a quantidade de olhadas que você dá. Não escreva sentenças completas, mas apenas notas simples e símbolos para que se lembre do temas seguintes. Isso também o ajudará a manter contato visual.
6
Quando finalmente chegar o momento, tire um instante para respirar fundo. Não apenas um segundo inalando e exalando. Inspire por 10 segundos e expire pelo mesmo tempo, e certifique-se de respirar com os movimentos da região do estômago, sem que seus ombros se movam. Caso não funcione da primeira vez, faça de novo e de novo, até se sentir relaxado e pronto. Isso, por si só, pode jogar fora o nervosismo o suficiente para que possa realizar seu discurso.
7
Procure na platéia por um amigo, ou membro da família. Use-os como motivação para ser o melhor orador que puder. Caso não os encontre, apenas se lembre de que eles estão lá e podem vê-lo, mesmo que você não os esteja vendo.
8
Comece a falar. Espere, comece a falar, pausadamente! O que você pensar que é muito lento é perfeito. O que você pensar que está bom, normalmente é muito rápido para as pessoas que estão escutando. Articule “tudo”! É engraçado como uma palavra pode mudar para algo totalmente diferente de seu significado, apenas porque não usou a entonação correta, contudo, isso não será engraçado para você! Mantenha isso em mente e fale. Normalmente, depois de um parágrafo, ou ao começar a falar, você pode perceber que: “Hey, isso não é tão ruim!” e será mais fácil continuar. Caso não tenha esse estalo, apenas dê um pouco mais de tempo.
9
Certifique-se de adicionar emoção em seu discurso. Quantas vezes você não escutou um discurso feito por alguém que é monótono, ou soa como se estivesse lendo um texto escrito. Chato! Finja que é um ator/atriz cinematográfico. Todos estão vendo o que está fazendo e você quer fazer muito dinheiro com o filme e não ser queimado. Caso possa, caminhe, use gestos manuais, caso queira ir mais fundo, interprete uma parte do seu discurso enquanto fala. Caso isso não capture a atenção das pessoas, nada capturará. No meio do seu discurso, pare e peça a um membro da audiência para que dê sua opinião a respeito de um ponto que você mencionou, e então prove que ele está certo, ou errado. Tente pedir a opinião de alguém que está disperso, apenas para recuperar sua atenção. Algumas pessoas estarão ouvindo e começarão a pensar: “boa colocação”, “é verdade”, ou, se eles forem mais infantis: “Ha ha! Você estava errado!”. Isso demonstra que as pessoas estão prestando atenção. Certifique-se de fazer perguntas e adicionar pausas. Faça qualquer coisa para que as pessoas pensem! E tenha certeza de manter contato visual com a audiência “toda” (ou olhe sobre a platéia, se não quiser olhar diretamente para ela).
10
Divirta-se e tire proveito disso. Caso odeie isso, a audiência vai odiá-lo. Mas, se estiver se divertindo, isso transparecerá em suas palavras e a platéia também se divertirá.
Dicas
Caso fique nervosa e com frio na barriga, respire fundo para se acalmar e fale alto, especialmente se for para uma platéia numerosa.
Conheça o assunto sobre o qual vai falar
Sorria
Confie em si mesmo!
Fale pausadamente!
Demonstre sua personalidade.
Saiba para qual tipo de platéia vai falar, para estar apto a preparar antecipadamente a correta dicção (escolha das palavras).
Pratique. A prática regular com pequenos grupos de mestres de cerimônias construirá sua confiança e melhorará suas técnicas de comunicação. Verifique o site www.Toastmasters.Org para localizar um clube em sua região.
Seja confiante e enérgico – não assustadoramente enérgico, mas de um modo que divirta as pessoas.
Tenha emoção
Avisos
Caso se atrapalhe uma vez, não aja como se fosse o fim do mundo; do contrário, parecerá algo do tipo para você.
Não seja pessimista a respeito de si mesmo, ou de seu discurso.
Não se esforce demais para escrever um discurso. Caso nada venha à sua mente, faça uma pausa.
Materiais Necessários
Lápis
Papel
Amigos/Família
Roteiro
Energia e confiança