Como Dirigir um Carro Manual


Como Dirigir um Carro Manual

Já quis aprender pelo menos o básico da direção com transmissão manual? Por sorte, os conceitos essenciais para começar a mover um carro manual e trocar as marchas qualquer um pode aprender. Esse guia vai ajudá-lo.


Passos



1
Tente entrar no ponto morto. Coloque o cinto depois de entrar no carro. Enquanto estiver aprendendo, abaixe as janelas para ouvir melhor o som do motor e ajustar as mudanças de marcha de acordo com ele.
O pedal mais à esquerda é a embreagem, o do meio é o freio, e o acelerador é o mais à direita. Essa configuração é a mesma, tanto nos carros de direção pela esquerda quanto nos de "direção inglesa".



2
Aprenda o que a embreagem faz:
Esse pedal solta o motor giratório das rodas giratórias e permite a você trocar de marcha sem raspar os dentes de cada marcha separada.
Antes de trocar de marcha, é preciso pisar na embreagem.


3
Ajuste a posição do assento para frente o bastante para que possa pisar na embreagem até o final com o pé esquerdo.


4
Pise na embreagem até o final e segure-a. Essa também é uma boa hora para perceber como a viagem desse pedal difere dos percursos dos pedais de freio e do acelerador, e é uma boa ideia acostumar-se a soltar a embreagem de modo lento e constante.


5
Mova o câmbio para o ponto morto. Essa é a posição do meio que fica livre quando movida de um lado a outro. O veículo é considerado fora de marcha quando:
O câmbio está em posição neutra ou
O pedal da embreagem está totalmente abaixado.



6
Dê a partida no motor com a chave, mantendo a embreagem apertada até o fim.


7
Depois que der a partida, você pode tirar o pé da embreagem, desde que o câmbio esteja no ponto morto.


8
Pise na embreagem até o final novamente e mova o câmbio até a primeira marcha. Ela estará na posição superior esquerda, e deverá haver algum tipo de esquema visual das marchas sobre o câmbio.


9
Lentamente, tire seu pé da embreagem até ouvir a velocidade do motor começar a cair, e então pise novamente. Repita esse movimento várias vezes até conseguir reconhecer o som imediatamente. Esse é o ponto de fricção.


10
Para sair do lugar, tire o pé da embreagem até que as RPMs (revoluções) caiam um pouco e aplique uma leve pressão no acelerador. Equilibre a pressão que aplica no acelerador com a que libera aos poucos da embreagem. Você provavelmente precisará repetir esse movimento várias vezes até encontrar a combinação certa. Outra maneira de fazê-lo é soltar a embreagem até o momento em que as revoluções do motor diminuem um pouco e então aplicar pressão no acelerador conforme a embreagem engatar. Nesse ponto, o carro começará a andar. É melhor deixar o motor revolver apenas o suficiente para evitar que ele morra conforme a embreagem é solta. O processo pode ser um pouco difícil no começo porque você está se familiarizando com os 3 pedais da direção manual. Fique sempre pronto para puxar o freio de mão e parar até que tenha aprendido.
Se você soltar a embreagem rápido demais, o carro vai morrer. Se parecer que o motor vai morrer, segure a embreagem onde ela está ou pise nela um pouco mais fundo. O excesso de velocidade do motor com a embreagem no meio do caminho desgastará as partes da embreagem cedo demais.


11
Ao dirigir, quando suas RPM chegarem a cerca de 2500 a 3000, é hora de mudar para a segunda marcha. Lembre-se, no entanto, que o valor de RPM que será alcançado pelo tacômetro antes de ser preciso trocar de marcha depende bastante do carro que você está dirigindo. Seu motor começará a correr e acelerar, e você deve aprender a reconhecer esse barulho. Pise na embreagem e guie o câmbio para baixo, da primeira marcha até a posição do canto inferior esquerdo.
Alguns carros têm uma luz de câmbio no velocímetro que indicará quando é necessário trocar de marcha para que você não faça o motor girar rápido demais.


12
Pise bem de leve no acelerador e libere a embreagem devagar.


13
Depois que colocar a marcha e pisar no acelerador, você deve tirar completamente seu pé da embreagem. Deixá-lo sobre esse pedal é um hábito ruim e que aplica uma pressão no mecanismo que pode desgastá-lo antes do tempo.


14
Quando tiver que parar, tire o pé direito do acelerador, mova-o para o freio e pise nele o quanto precisar. Conforme for chegando a 16km/h, você sentirá que o carro está prestes a vibrar e sacudir. Pise na embreagem até o final e mova o câmbio para o ponto morto para não deixar o carro morrer.


15
Depois de dominada, a direção manual é divertida. Você agora pode rodar o motor em qualquer marcha para deixar as coisas mais emocionantes ou trocar de marchas em rpms menores para um passeio mais suave.


Dicas

Aprenda a reconhecer os sons do seu motor; um dia, você será capaz de dizer quando trocar de marcha sem depender do tacômetro.
Se parecer que o carro vai morrer ou que o motor está estalando, pise na embreagem novamente, espere o motor parar e repita os passos para dar a partida e sair.
Caso esteja com dificuldades para dar a partida no carro, veja se está soltando a embreagem lentamente. Pare no ponto de fricção (em que o motor começa a mover o carro) e continue a soltar a embreagem devagar.
Você pode colocar o carro na primeira marcha quando ele estiver estacionado, além de puxar o freio de mão.
Não é aconselhado deixar um carro por muito tempo com o freio de mão puxado em temperaturas abaixo de zero, pois a umidade vai congelar, tornando o freio duro de soltar.
A transmissão manual também é chamada de padrão.
Se não houver indicação da posição das marchas no câmbio, pergunte a alguém familiarizado com o veículo como elas estão organizadas. A última coisa que você quer é acertar algo ou alguém de ré pensando que colocou a primeira marcha.
Se souber que precisará estacionar em um local muito íngreme, leve um tijolo ou uma pedra no carro para colocar atrás do pneu (com cuidado). Não é má ideia fazer isso o tempo todo; os freios de mão, como todas as partes do veículo, desgastam-se com o tempo e podem se tornar incapazes de manter seu automóvel no lugar em um ponto muito íngreme.
Para aprender imediatamente, não vá para a rua até dominar as marchas ré e primeira. Pratique dirigir sem usar o acelerador ao soltar a embreagem. Em seguida, pratique 100 vezes com e sem aceleração. Faça o mesmo com a marcha a ré. Depois desse treino, você estará pronto para sair.
Não se distraia fazendo coisas como enviar mensagens de texto enquanto dirige. Se você bater por acidente, pode causar ferimentos graves ou até a morte.

Avisos
Pare completamente antes de passar para a ré, não importa em que direção o carro está andando. Mudar para a ré com o carro em movimento danificará a maioria das transmissões manuais.
Tome cuidado se estiver em uma área íngreme. Você pode acertar a pessoa ou objeto atrás de você se não pisar no freio e na embreagem.
Se você tiver deixado o carro morrer e tentado religá-lo várias vezes, dê à ignição e à bateria um descanso de 5 a 10 minutos. Assim, você evitará o superaquecimento e danos à ignição e também não vai descarregar completamente a bateria.
Preste atenção no tacômetro até se acostumar com a transmissão manual, que requer mais experiência do que a automática. Se você revolucionar demais o motor, pode causar danos sérios a ele.
Pare completamente antes de passar da marcha a ré para outra. Embora seja possível, na maioria das transmissões manuais, mudar para a primeira ou talvez para a segunda com o carro em marcha a ré numa velocidade baixa, não é recomendado fazê-lo, pois esse gesto pode causar um desgaste excessivo na embreagem.