Como se Tornar um Consultor de Marketing
Parte 1 Iniciando uma carreira em marketing
Os consultores de marketing compreendem as motivações dos consumidores e orientam diferentes empresas sobre as melhores formas de atingir um determinado público-alvo. Eles desempenham muitas funções, incluindo a avaliação das necessidades dos clientes de uma empresa, o planejamento e a implementação da comunicação corporativa nas redes sociais e de outras campanhas de marketing, e o monitoramento do desempenho de diferentes estratégias, realizado com a ajuda de ferramentas de análise de dados.[1] Os salários dos consultores de marketing podem variar bastante, já que a maioria desses profissionais cobra por projeto.[2] Você precisará seguir alguns passos se quiser ser um consultor bem-sucedido, incluindo a conquista de um diploma e de experiência profissional, além da construção de uma base de clientes. Continue lendo para saber mais.
1
Adquira um diploma em marketing, gestão de negócios ou comunicação social. Muitas universidades oferecem programas de graduação em marketing, e essa é a opção ideal para quem tem certeza de que deseja seguir uma carreira como consultor. Caso tal curso não esteja disponível, um diploma em administração ou comunicação social também poderá ser útil. Independentemente da graduação escolhida, assegure-se de que as aulas fornecerão informações relevantes para sua futura profissão.[3]
O conteúdo exato da graduação varia de universidade para universidade, mas procure cursos com aulas como marketing, branding, análise e alcance de grupos demográficos específicos, publicidade, criação e finanças.
Leia o conteúdo programático dos cursos para determinar se as aulas serão úteis para você.
Discuta seus objetivos profissionais com seu orientador acadêmico e peça sugestões de cursos extracurriculares e outras medidas que poderão ajudá-lo a chegar mais perto da sua meta.
2
Participe de grupos para estudantes de marketing e negócios. Uma forma de ganhar experiência antes de se formar na faculdade é participando de uma agência júnior ou organização estudantil para alunos de marketing ou administração. A participação ativa em uma organização estudantil permitirá que você aplique os conhecimentos adquiridos em sala de aula e aprenda ainda mais durante o processo. Você também terá uma experiência valiosa para acrescentar ao currículo e diversas oportunidades para fazer networking com donos de empresas locais. Todas essas experiências e conexões facilitarão a busca por um emprego depois da graduação.[4]
3
Crie um portfólio. Um consultor de marketing apresenta seu portfólio para os clientes em potencial com o objetivo de mostrar tudo o que é capaz de fazer. Desenvolva um portfólio nas versões digitais e impressas para exibir tudo o que você fez até o momento. Ele deverá incluir sua formação acadêmica e experiência profissional, além de informações de contato e diversas amostras dos seus melhores projetos.
Construa uma página profissional do zero se tiver experiência com o desenvolvimento de sites, ou use um provedor gratuito, como Wordpress ou Tumblr, para exibir seus trabalhos na internet.
Caso já tenha experiência trabalhando em uma organização estudantil ou em um estágio, inclua amostras dos materiais de marketing que tenha desenvolvido para os clientes (lembre-se de pedir a permissão deles primeiro).
Coloque projetos que tenha criado para as aulas da faculdade se ainda não tiver trabalhado com um cliente real.
Os exemplos de materiais incluem logotipos, textos publicitários, folhetos, links para sites e páginas de mídias sociais com as quais você tenha trabalhado.
4
Candidate-se para cargos de nível de entrada. Antes de começar uma carreira como consultor de marketing, você precisará passar algum tempo adquirindo experiência profissional em uma agência ou no departamento de marketing de uma empresa. Procure vagas para estagiários ou profissionais recém-formados em organizações que possam proporcionar o tipo de experiência que você esteja buscando. Além disso, procure empregos que forneçam treinamento contínuo e oportunidades de promoção.[5]
Quando se candidatar a um emprego, tente adequar o currículo e a mensagem de apresentação ao conjunto de talentos específicos descritos no anúncio da vaga. Não minta, apenas lembre-se de destacar habilidades que seu possível empregador esteja buscando em um candidato.
5
Desenvolva uma carreira no mundo profissional. Talvez leve algum tempo até que você consiga trabalhar com o que deseja, já que as empresas que contratam consultores costumam procurar profissionais com anos de experiência. Portanto, um aspirante a consultor precisará passar vários anos trabalhando como profissional de marketing para poder desenvolver plenamente suas habilidades. Durante esse tempo, concentre-se em expandir seu conjunto de talentos e crescer profissionalmente. Assuma projetos difíceis e sempre dê o seu melhor no trabalho.[6]
Parte 2 Tornando-se um consultor freelance
1
Elabore um plano. A organização e a gestão do tempo são habilidades fundamentais para qualquer consultor independente. Não largue seu emprego antes de realizar quaisquer mudanças concretas, continue trabalhando enquanto considera alguns aspectos fundamentais do trabalho de consultor. Algumas perguntas básicas sobre como você imagina seu futuro negócio poderão ajudá-lo a entrar em ação. Considere algumas das seguintes questões para decidir se realmente deseja fazer a transição de um profissional de marketing para um consultor freelance:[7]
Quais são suas metas e os motivos para querer seguir tal carreira?. Caso não tenha uma forte visão do futuro negócio ou motivação suficiente para seguir em frente, você terá dificuldades para ser bem-sucedido como consultor. Reflita sobre os objetivos de curto e longo prazo antes de tomar uma decisão.
O trabalho exige qualquer tipo de certificação ou licença especial?. Dependendo da sua especialização dentro da área de marketing, talvez você precise de algum tipo de licença ou certificação para poder trabalhar como consultor. Verifique isso antes de tomar qualquer outra atitude.
Você tem experiência suficiente para o trabalho?. Os clientes querem contratar consultores sábios e experientes, portanto, considere se sua experiência profissional o preparou para atender a todas as necessidades de tais clientes ou se você precisa de um pouco mais de tempo para aprender mais.
Você já tem contatos suficientes para começar a trabalhar como consultor?. Um profissional de marketing precisa de uma grande lista de clientes em potencial se quiser começar uma carreira como consultor freelance. Reflita sobre seus possíveis clientes e decida, de forma realista, se poderá ou não construir uma base grande o bastante.
Você é organizado?. A organização é uma característica crucial para quem trabalha como consultor, já que esses profissionais administram o próprio tempo, suas empresas e seus clientes. Decida se é uma pessoa organizada o suficiente para lidar com todas essas responsabilidades.[8]
2
Adquira as licenças e certificados necessários. Caso tenha chegado à conclusão de que precisará de uma certificação ou licença especial para começar a trabalhar, obtenha uma antes de tomar qualquer outra medida. Além disso, mesmo que não seja necessário, obtenha uma certificação em uma organização de profissionais de marketing para mostrar aos clientes que você é um profissional idôneo.[9]
Por exemplo, no Brasil, você poderia obter uma certificação na Associação Brasileira de Consultores Empresariais, ou, em Portugal, na Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing. Tais certificações vão ajudá-lo a se destacar da concorrência e a conquistar a confiança de futuros clientes.[10][11]
3
Estabeleça um nicho. É importante conhecer seu público-alvo antes de começar, e um nicho específico vai ajudá-lo a conseguir mais clientes do que você conseguiria se tentasse oferecer seus serviços para todo mundo. Tente concentrar-se em um grupo bem pequeno de indivíduos com os quais tenha vontade trabalhar.[12]
Por exemplo, um bom nicho de mercado poderiam ser os proprietários de lojas de luxo em uma parte badalada da cidade, ou profissionais de saúde em início de carreira.
4
Desenvolva sua marca. O branding é importante porque vai ajudá-lo a manter um padrão de qualidade e a atrair novos clientes. Quando estiver criando a marca, pense nos seus clientes e no que eles esperam de você. Conforme trabalha e promove seus serviços, lembre-se de sempre fazer tudo de acordo com as diretrizes da marca que deseja estabelecer.[13]
Por exemplo, os clientes esperarão que você compreenda a indústria da moda e se vista com elegância se sua consultoria deseja atrair donos de pequenas lojas de grife. Portanto, os logotipos, os anúncios e sua aparência pessoal deverão refletir tais valores.
Tenha em mente que a construção e o estabelecimento de uma marca exige tempo e esforço contínuo, portanto, seja paciente.
5
Pesquise as taxas cobradas por outros consultores de marketing. Determinar o quanto devemos cobrar de um cliente pode ser difícil, e a melhor forma de tomarmos uma decisão é analisando os valores cobrados pela concorrência e definindo preços competitivos. Assim, você saberá que não terá uma desvantagem causada por taxas caras ou baratas demais e acabará com a indecisão na hora de definir o quanto cobrar.
Alguns consultores de marketing listam suas taxas e serviços na internet, mas você também pode ligar e perguntar sobre os valores. Telefone para os consultores independentes e empresas de marketing da região e peça uma tabela detalhada dos serviços oferecidos e das taxas de cada um deles.[14]
6
Trabalhe para uma consultoria maior. O trabalho como consultor de marketing freelance pode ser um pouco assustador e talvez você tenha dificuldade para encontrar um número razoável de clientes. Caso não tenha certeza se deseja entrar sozinho nessa área, trabalhar para uma empresa maior poderá proporcionar mais segurança profissional.[15]
7
Faça networking sempre que possível. Independentemente do caminho escolhido, sua rede de contatos deve ser atualizada constantemente. Quanto mais networking fizer e quanto maior for sua base de clientes, mais fácil será o trabalho de consultor independente quando você estiver pronto para a transição.[16]
Parte 3 Abrindo a própria empresa de consultoria
1
Escolha um local para a empresa. Após tomar a decisão de abrir o próprio negócio, você precisará escolher o melhor lugar para a empresa. Existem duas opções: trabalhar em casa ou alugar um escritório. A primeira opção reduzirá os gastos gerais, mas um escritório poderá proporcionar mais exposição ao negócio e um local mais adequado para as reuniões com clientes. Avalie as vantagens e desvantagens de cada opção e descubra o que funciona melhor para você.[17]
2
Considere a contratação de funcionários. Talvez você não precise de colaboradores durante as fases iniciais do negócio, mas, quando a empresa começar a crescer, um assistente que atenda ao telefone e seja responsável por outras tarefas simples poderá ser de grande ajuda. Antes de contratar alguém, no entanto, reflita de forma realista sobre as suas futuras necessidades e nas funções que gostaria de delegar a um possível funcionário.[18]
Tenha em mente que você sempre poderá contratar alguém no futuro caso fique ocupado demais para lidar com as tarefas do cotidiano, mas demitir um funcionário desnecessário será bem mais difícil.
3
Defina os valores dos seus serviços. Utilize as informações que coletou ao pesquisar outros consultores para ajudá-lo a definir as taxas da consultoria. Depois de determinar todos os valores, crie um folheto detalhando os serviços oferecidos e o valor de cada um deles.[19]
Os preços devem ser competitivos quando comparados com as taxas praticadas pela concorrência, mas é importante que cubram todas as despesas do negócio.
O folheto deverá incluir informações sobre as taxas cobradas por hora, por projeto e por pagamento antecipado.[20]
4
Promova sua consultoria. O marketing do seu negócio é tão importante quanto o marketing das empresas dos seus clientes. Promova seus serviços através de panfletos, telemarketing, anúncios publicitários, jornais, discursos ou recomendações de outros clientes.[21]
Os panfletos devem conter informações sobre o que você faz, por que merece ser contratado, quem você é e quem são seus clientes.[22]
Caso pretenda usar o telemarketing, prepare um roteiro e pratique a ligação diversas vezes antes de realizar a primeira chamada.
Se pretende usar anúncios, coloque-os em publicações relevantes para o público que deseje atingir. Por exemplo, caso queira atingir profissionais de saúde, procure um jornal mensal focado nesse perfil demográfico.
Considere trabalhar como orador voluntário, caso se sinta confortável com tal função.
Converse com clientes antigos para pedir recomendações de outros clientes em potencial.[23]
Dicas
Converse com alguém que tenha iniciado o próprio negócio de consultoria antes de decidir seguir essa carreira. Pergunte quais desafios a pessoa enfrentou no primeiro ano da empresa e também nos anos seguintes, assim, você terá uma noção mais clara do que está por vir.
Os consultores de marketing compreendem as motivações dos consumidores e orientam diferentes empresas sobre as melhores formas de atingir um determinado público-alvo. Eles desempenham muitas funções, incluindo a avaliação das necessidades dos clientes de uma empresa, o planejamento e a implementação da comunicação corporativa nas redes sociais e de outras campanhas de marketing, e o monitoramento do desempenho de diferentes estratégias, realizado com a ajuda de ferramentas de análise de dados.[1] Os salários dos consultores de marketing podem variar bastante, já que a maioria desses profissionais cobra por projeto.[2] Você precisará seguir alguns passos se quiser ser um consultor bem-sucedido, incluindo a conquista de um diploma e de experiência profissional, além da construção de uma base de clientes. Continue lendo para saber mais.
1
Adquira um diploma em marketing, gestão de negócios ou comunicação social. Muitas universidades oferecem programas de graduação em marketing, e essa é a opção ideal para quem tem certeza de que deseja seguir uma carreira como consultor. Caso tal curso não esteja disponível, um diploma em administração ou comunicação social também poderá ser útil. Independentemente da graduação escolhida, assegure-se de que as aulas fornecerão informações relevantes para sua futura profissão.[3]
O conteúdo exato da graduação varia de universidade para universidade, mas procure cursos com aulas como marketing, branding, análise e alcance de grupos demográficos específicos, publicidade, criação e finanças.
Leia o conteúdo programático dos cursos para determinar se as aulas serão úteis para você.
Discuta seus objetivos profissionais com seu orientador acadêmico e peça sugestões de cursos extracurriculares e outras medidas que poderão ajudá-lo a chegar mais perto da sua meta.
2
Participe de grupos para estudantes de marketing e negócios. Uma forma de ganhar experiência antes de se formar na faculdade é participando de uma agência júnior ou organização estudantil para alunos de marketing ou administração. A participação ativa em uma organização estudantil permitirá que você aplique os conhecimentos adquiridos em sala de aula e aprenda ainda mais durante o processo. Você também terá uma experiência valiosa para acrescentar ao currículo e diversas oportunidades para fazer networking com donos de empresas locais. Todas essas experiências e conexões facilitarão a busca por um emprego depois da graduação.[4]
3
Crie um portfólio. Um consultor de marketing apresenta seu portfólio para os clientes em potencial com o objetivo de mostrar tudo o que é capaz de fazer. Desenvolva um portfólio nas versões digitais e impressas para exibir tudo o que você fez até o momento. Ele deverá incluir sua formação acadêmica e experiência profissional, além de informações de contato e diversas amostras dos seus melhores projetos.
Construa uma página profissional do zero se tiver experiência com o desenvolvimento de sites, ou use um provedor gratuito, como Wordpress ou Tumblr, para exibir seus trabalhos na internet.
Caso já tenha experiência trabalhando em uma organização estudantil ou em um estágio, inclua amostras dos materiais de marketing que tenha desenvolvido para os clientes (lembre-se de pedir a permissão deles primeiro).
Coloque projetos que tenha criado para as aulas da faculdade se ainda não tiver trabalhado com um cliente real.
Os exemplos de materiais incluem logotipos, textos publicitários, folhetos, links para sites e páginas de mídias sociais com as quais você tenha trabalhado.
4
Candidate-se para cargos de nível de entrada. Antes de começar uma carreira como consultor de marketing, você precisará passar algum tempo adquirindo experiência profissional em uma agência ou no departamento de marketing de uma empresa. Procure vagas para estagiários ou profissionais recém-formados em organizações que possam proporcionar o tipo de experiência que você esteja buscando. Além disso, procure empregos que forneçam treinamento contínuo e oportunidades de promoção.[5]
Quando se candidatar a um emprego, tente adequar o currículo e a mensagem de apresentação ao conjunto de talentos específicos descritos no anúncio da vaga. Não minta, apenas lembre-se de destacar habilidades que seu possível empregador esteja buscando em um candidato.
5
Desenvolva uma carreira no mundo profissional. Talvez leve algum tempo até que você consiga trabalhar com o que deseja, já que as empresas que contratam consultores costumam procurar profissionais com anos de experiência. Portanto, um aspirante a consultor precisará passar vários anos trabalhando como profissional de marketing para poder desenvolver plenamente suas habilidades. Durante esse tempo, concentre-se em expandir seu conjunto de talentos e crescer profissionalmente. Assuma projetos difíceis e sempre dê o seu melhor no trabalho.[6]
Parte 2 Tornando-se um consultor freelance
1
Elabore um plano. A organização e a gestão do tempo são habilidades fundamentais para qualquer consultor independente. Não largue seu emprego antes de realizar quaisquer mudanças concretas, continue trabalhando enquanto considera alguns aspectos fundamentais do trabalho de consultor. Algumas perguntas básicas sobre como você imagina seu futuro negócio poderão ajudá-lo a entrar em ação. Considere algumas das seguintes questões para decidir se realmente deseja fazer a transição de um profissional de marketing para um consultor freelance:[7]
Quais são suas metas e os motivos para querer seguir tal carreira?. Caso não tenha uma forte visão do futuro negócio ou motivação suficiente para seguir em frente, você terá dificuldades para ser bem-sucedido como consultor. Reflita sobre os objetivos de curto e longo prazo antes de tomar uma decisão.
O trabalho exige qualquer tipo de certificação ou licença especial?. Dependendo da sua especialização dentro da área de marketing, talvez você precise de algum tipo de licença ou certificação para poder trabalhar como consultor. Verifique isso antes de tomar qualquer outra atitude.
Você tem experiência suficiente para o trabalho?. Os clientes querem contratar consultores sábios e experientes, portanto, considere se sua experiência profissional o preparou para atender a todas as necessidades de tais clientes ou se você precisa de um pouco mais de tempo para aprender mais.
Você já tem contatos suficientes para começar a trabalhar como consultor?. Um profissional de marketing precisa de uma grande lista de clientes em potencial se quiser começar uma carreira como consultor freelance. Reflita sobre seus possíveis clientes e decida, de forma realista, se poderá ou não construir uma base grande o bastante.
Você é organizado?. A organização é uma característica crucial para quem trabalha como consultor, já que esses profissionais administram o próprio tempo, suas empresas e seus clientes. Decida se é uma pessoa organizada o suficiente para lidar com todas essas responsabilidades.[8]
2
Adquira as licenças e certificados necessários. Caso tenha chegado à conclusão de que precisará de uma certificação ou licença especial para começar a trabalhar, obtenha uma antes de tomar qualquer outra medida. Além disso, mesmo que não seja necessário, obtenha uma certificação em uma organização de profissionais de marketing para mostrar aos clientes que você é um profissional idôneo.[9]
Por exemplo, no Brasil, você poderia obter uma certificação na Associação Brasileira de Consultores Empresariais, ou, em Portugal, na Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing. Tais certificações vão ajudá-lo a se destacar da concorrência e a conquistar a confiança de futuros clientes.[10][11]
3
Estabeleça um nicho. É importante conhecer seu público-alvo antes de começar, e um nicho específico vai ajudá-lo a conseguir mais clientes do que você conseguiria se tentasse oferecer seus serviços para todo mundo. Tente concentrar-se em um grupo bem pequeno de indivíduos com os quais tenha vontade trabalhar.[12]
Por exemplo, um bom nicho de mercado poderiam ser os proprietários de lojas de luxo em uma parte badalada da cidade, ou profissionais de saúde em início de carreira.
4
Desenvolva sua marca. O branding é importante porque vai ajudá-lo a manter um padrão de qualidade e a atrair novos clientes. Quando estiver criando a marca, pense nos seus clientes e no que eles esperam de você. Conforme trabalha e promove seus serviços, lembre-se de sempre fazer tudo de acordo com as diretrizes da marca que deseja estabelecer.[13]
Por exemplo, os clientes esperarão que você compreenda a indústria da moda e se vista com elegância se sua consultoria deseja atrair donos de pequenas lojas de grife. Portanto, os logotipos, os anúncios e sua aparência pessoal deverão refletir tais valores.
Tenha em mente que a construção e o estabelecimento de uma marca exige tempo e esforço contínuo, portanto, seja paciente.
5
Pesquise as taxas cobradas por outros consultores de marketing. Determinar o quanto devemos cobrar de um cliente pode ser difícil, e a melhor forma de tomarmos uma decisão é analisando os valores cobrados pela concorrência e definindo preços competitivos. Assim, você saberá que não terá uma desvantagem causada por taxas caras ou baratas demais e acabará com a indecisão na hora de definir o quanto cobrar.
Alguns consultores de marketing listam suas taxas e serviços na internet, mas você também pode ligar e perguntar sobre os valores. Telefone para os consultores independentes e empresas de marketing da região e peça uma tabela detalhada dos serviços oferecidos e das taxas de cada um deles.[14]
6
Trabalhe para uma consultoria maior. O trabalho como consultor de marketing freelance pode ser um pouco assustador e talvez você tenha dificuldade para encontrar um número razoável de clientes. Caso não tenha certeza se deseja entrar sozinho nessa área, trabalhar para uma empresa maior poderá proporcionar mais segurança profissional.[15]
7
Faça networking sempre que possível. Independentemente do caminho escolhido, sua rede de contatos deve ser atualizada constantemente. Quanto mais networking fizer e quanto maior for sua base de clientes, mais fácil será o trabalho de consultor independente quando você estiver pronto para a transição.[16]
Parte 3 Abrindo a própria empresa de consultoria
1
Escolha um local para a empresa. Após tomar a decisão de abrir o próprio negócio, você precisará escolher o melhor lugar para a empresa. Existem duas opções: trabalhar em casa ou alugar um escritório. A primeira opção reduzirá os gastos gerais, mas um escritório poderá proporcionar mais exposição ao negócio e um local mais adequado para as reuniões com clientes. Avalie as vantagens e desvantagens de cada opção e descubra o que funciona melhor para você.[17]
2
Considere a contratação de funcionários. Talvez você não precise de colaboradores durante as fases iniciais do negócio, mas, quando a empresa começar a crescer, um assistente que atenda ao telefone e seja responsável por outras tarefas simples poderá ser de grande ajuda. Antes de contratar alguém, no entanto, reflita de forma realista sobre as suas futuras necessidades e nas funções que gostaria de delegar a um possível funcionário.[18]
Tenha em mente que você sempre poderá contratar alguém no futuro caso fique ocupado demais para lidar com as tarefas do cotidiano, mas demitir um funcionário desnecessário será bem mais difícil.
3
Defina os valores dos seus serviços. Utilize as informações que coletou ao pesquisar outros consultores para ajudá-lo a definir as taxas da consultoria. Depois de determinar todos os valores, crie um folheto detalhando os serviços oferecidos e o valor de cada um deles.[19]
Os preços devem ser competitivos quando comparados com as taxas praticadas pela concorrência, mas é importante que cubram todas as despesas do negócio.
O folheto deverá incluir informações sobre as taxas cobradas por hora, por projeto e por pagamento antecipado.[20]
4
Promova sua consultoria. O marketing do seu negócio é tão importante quanto o marketing das empresas dos seus clientes. Promova seus serviços através de panfletos, telemarketing, anúncios publicitários, jornais, discursos ou recomendações de outros clientes.[21]
Os panfletos devem conter informações sobre o que você faz, por que merece ser contratado, quem você é e quem são seus clientes.[22]
Caso pretenda usar o telemarketing, prepare um roteiro e pratique a ligação diversas vezes antes de realizar a primeira chamada.
Se pretende usar anúncios, coloque-os em publicações relevantes para o público que deseje atingir. Por exemplo, caso queira atingir profissionais de saúde, procure um jornal mensal focado nesse perfil demográfico.
Considere trabalhar como orador voluntário, caso se sinta confortável com tal função.
Converse com clientes antigos para pedir recomendações de outros clientes em potencial.[23]
Dicas
Converse com alguém que tenha iniciado o próprio negócio de consultoria antes de decidir seguir essa carreira. Pergunte quais desafios a pessoa enfrentou no primeiro ano da empresa e também nos anos seguintes, assim, você terá uma noção mais clara do que está por vir.